BGS 2018: conversamos com Katsuhiro Harada, o diretor de Tekken 7

3 min de leitura
Imagem de: BGS 2018: conversamos com Katsuhiro Harada, o diretor de Tekken 7

Um dos grandes convidados da BGS 2018, Katsuhiro Harada, diretor de Tekken 7 e de todos os capítulos anteriores da série, passou pelo estande do Voxel e tivemos a oportunidade de falar com ele sobre o futuro do game e outros assuntos. Conhecido por seu jeito meio marrento e pelos óculos escuros que sempre está usando, Harada se mostrou uma figura bastante acessível e pronta para falar sobre seus projetos de maneira bastante direta.

Tekken 7

Enquanto o diretor está feliz com o desempenho comercial do mais recente game, ele afirma que sempre há pedidos dos fãs para que algo seja adicionado ou mudado. Diante dessa situação, ele afirma que sua equipe está compromissada a sempre pensar em melhorias e dar o suporte necessário ao game.

Alguns dos exemplos desse suporte resultaram em mudanças que, embora à primeira vista sejam pequenas, tiveram um grande impacto sobre a experiência. Segundo Harada, questões de balanceamento de personagens e até mesmo a otimização do tempo de loading das partidas foram resultado das interações com os jogadores de Tekken 7.

Novos personagens ajudam a vender cópias

Questionado sobre a inclusão de Negan, de The Walking Dead, no Passe de Temporada do game, Harada afirmou que isso não é tão estranho quanto alguns podem pensar. O diretor foi bastante direto ao afirmar que, na escolha de novos personagens, é preciso levar em consideração o quanto um personagem é popular e se ele vai despertar a atenção do público.

Tekken 7

Ele explica que, ao apostar em soluções que tragam um maior número de vendas, isso vai ajudar os fãs de longa data ao garantir a perpetuação da série. A intenção é garantir que Tekken tenha um futuro saudável e, ao contrário do que aconteceu com outros games com mais de 20 anos, não desapareça por ter se tornado inviável comercialmente.

Durante a entrevista, Harada também reconheceu a importância dos fãs brasileiros e a dedicação que eles têm a série. Segundo ele, isso faz com que a Bandai Namco cogite a possibilidade de trazer para o país a Tekken World Tour, circuito de torneios internacional do game – as chances de isso acontecer são muito altas, garante o diretor.

Jogos de luta não são a única especialidade

Harada também revelou que, embora muita gente conheça seu trabalho por Tekken e outros games de luta, ele não está limitado a trabalhar somente com esse gênero. O diretor afirmou que já trabalhou com diversos outros projetos dentro da Bandai Namco, mas que como seu trabalho nem sempre é divulgado, o público muitas vezes não sabe disso.

Segundo Harada, ele foi um dos primeiros da desenvolvedora a trabalhar com a tecnologia de realidade virtual. Da mesma forma, ele também participou de games de outros gêneros, mas a falta de destaque dada a seu nome nesses projetos faz com que acabamos o associando somente a jogos de luta.

EVO 2019 e Tekken vs. Street Fighter estão nos planos

Em 2018, Katsuhiro Harada não somente foi um dos apresentadores de novidades para Tekken 7 no palco da EVO, como também participou das competições oficiais do game no torneio de luta. O diretor afirma que sempre participa de torneios variados e que, se possível, também deve estar na próxima edição do evento – e dessa vez ele poderá jogar outros games além de Tekken 7.

Para completar, Harada deu a entender que aqueles que esperam por Tekken vs. Street Fighter não devem perder a esperança, mas que devem ser bastante pacientes. Segundo o diretor, com o sucesso atual de Street Fighter V e Tekken 7, um lançamento do tipo poderia impactar negativamente em ambos os jogos.

O diretor explicou que a questão do timing certo para o crossover é muito complicada, já que um crossover do tipo poderia dividir a comunidade. Em outras palavras, parece que está mais longe do que perto a chance de vermos novamente personagens como Ryu e Kazuya compartilhando o mesmo campo de batalha.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.