Ex-funcionário da Rockstar fala sobre condições de trabalho abusivas

2 min de leitura
Imagem de: Ex-funcionário da Rockstar fala sobre condições de trabalho abusivas

Diante da declaração de Dan Houser de que a equipe de Red Dead Redemption 2 está trabalhando 100 horas semanais para finalizar o game, alguns ex-funcionários da Rockstar Games se pronunciaram publicamente sobre as filosofias da empresa. Entre eles está Job J Stauffer, que afirmou no Twitter que essa foi uma das experiências mais traumáticas de sua vida.

GTA IV

Além de passar pela Rockstar, Stauffer passou pela Telltale Games (outra companhia com práticas problemáticas) antes de se tornar o cofundador da Orpheus Self-Care. Ele fez parte da equipe responsável por Grand Theft Auto IV, game que iniciou a lista de lançamentos da empresa para a geração do PlayStation 3 e do Xbox 360.

“Faz quase 1 década desde que saí da Rockstrar, mas posso garantir que, na era de GTA IV, era como trabalhar com uma arma apontada para sua cabeça 7 dias por semana. ‘Esteja aqui no sábado e no domingo também, só para o caso de Sam ou Dan passarem aqui; eles querem ver todo mundo trabalhando tanto quanto eles’”, afirmou Stauffer em resposta ao jornalista Jason Schreier, do Kotaku.

Condições exageradas

Segundo Stauffer, a situação chegava a níveis absurdos: em um caso, ele foi punido por ter publicado a foto dos remédios que estava tomando para combater uma gripe que exigiu um dia de licença. Quem também se pronunciou sobre a empresa foi o roteirista Aaron Sterwart-Ahn, que afirmou ter trabalhado em filmes e games que demandaram mais de 100 horas de dedicação semanais, mas que não resistiu às práticas da Rockstar por mais de alguns meses.

Em defesa da desenvolvedora, um de seus diretores, Dan Houser, afirmou que o período extenso de trabalho se estende somente a ele e a um grupo restrito de funcionários sênior. Segundo ele, todos os funcionários podem trabalhar mais do que o previsto em contrato, mas isso se trata de algo estritamente opcional.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.