menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Voxel
Voxel

Ex-funcionário da Rockstar fala sobre condições de trabalho abusivas

Segundo Job J Stauffer, todos tinham que trabalhar sábado e domingo para agradar aos chefes da empresa

schedule17/10/2018, às 08:00

Ex-funcionário da Rockstar fala sobre condições de trabalho abusivasFonte:

Imagem de Ex-funcionário da Rockstar fala sobre condições abusivas de trabalho no voxel

Diante da declaração de Dan Houser de que a equipe de Red Dead Redemption 2 está trabalhando 100 horas semanais para finalizar o game, alguns ex-funcionários da Rockstar Games se pronunciaram publicamente sobre as filosofias da empresa. Entre eles está Job J Stauffer, que afirmou no Twitter que essa foi uma das experiências mais traumáticas de sua vida.

GTA IV

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Além de passar pela Rockstar, Stauffer passou pela Telltale Games (outra companhia com práticas problemáticas) antes de se tornar o cofundador da Orpheus Self-Care. Ele fez parte da equipe responsável por Grand Theft Auto IV, game que iniciou a lista de lançamentos da empresa para a geração do PlayStation 3 e do Xbox 360.

— Job J Stauffer (@jobjstauffer) 16 de outubro de 2018

“Faz quase 1 década desde que saí da Rockstrar, mas posso garantir que, na era de GTA IV, era como trabalhar com uma arma apontada para sua cabeça 7 dias por semana. ‘Esteja aqui no sábado e no domingo também, só para o caso de Sam ou Dan passarem aqui; eles querem ver todo mundo trabalhando tanto quanto eles’”, afirmou Stauffer em resposta ao jornalista Jason Schreier, do Kotaku.

Condições exageradas

Segundo Stauffer, a situação chegava a níveis absurdos: em um caso, ele foi punido por ter publicado a foto dos remédios que estava tomando para combater uma gripe que exigiu um dia de licença. Quem também se pronunciou sobre a empresa foi o roteirista Aaron Sterwart-Ahn, que afirmou ter trabalhado em filmes e games que demandaram mais de 100 horas de dedicação semanais, mas que não resistiu às práticas da Rockstar por mais de alguns meses.

— Aaron Stewart-Ahn (@somebadideas) 15 de outubro de 2018

Em defesa da desenvolvedora, um de seus diretores, Dan Houser, afirmou que o período extenso de trabalho se estende somente a ele e a um grupo restrito de funcionários sênior. Segundo ele, todos os funcionários podem trabalhar mais do que o previsto em contrato, mas isso se trata de algo estritamente opcional.

star

Continue por aqui