Um bug no sistema de descobertas do Steam, descoberto em outubro deste ano, pode ter prejudicado bastante a venda de alguns desenvolvedores independentes. Segundo um dos afetados pelo problema, o sistema da Valve passou a recomendar mais jogos grandes e populares, deixando de lado produções menores que podiam ser mais relevantes para os consumidores.
Segundo Jake Birkett, criador de Shadowhand e Ancient Enemy, desde que o bug surgiu as vendas de seus jogos foram diminuídas pela metade. “A receita diminuiu ainda mais porque nosso jogo mais caro diminui em 36% as vendas de suas unidades” explicou ele em uma publicação de seu blog.
Valve não comentou o caso
Birkett afirma que entrou em contato com representantes do Steam que prometerem investigar o problema, mas nenhuma resposta foi enviada até o momento. Outros desenvolvedores independentes também entraram em contato com a Valve, mas todos eles se depararam com o silêncio da empresa.
Since Valve destroyed my revenue at the start of Oct with some changes to discovery, whether they take 30% or less doesn't make much difference sadly. I'd rather they just fixed what broke/changed.
— Jake Birkett - Making "Ancient Enemy" (@GreyAlien) 1 de dezembro de 2018
Aparentemente o problema não afetou todos os criadores, mas foi grande o bastante para ser notado por uma quantidade generosa deles. Recentemente, a plataforma também anunciou um novo sistema de monetização que favorece jogos com grandes vendas, algo que também foi visto pela comunidade independente como prova de que a Valve não está se importando muito com jogos menores.
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