Mesmo sem necessidade legal, CD Projekt Red pagará autor de The Witcher

1 min de leitura
Imagem de: Mesmo sem necessidade legal, CD Projekt Red pagará autor de The Witcher

A CD Projekt Red revelou ontem que mudou de ideia e vai oferecer dinheiro a Andrzej Sapkowski, autor da série de livros The Witcher, como forma de compensação, mesmo que a desenvolvedora não tenha nenhuma obrigação legal de fazer isso. As informações vieram do site polonês Puls Bizneu.

Para entender o que aconteceu, é preciso contextualizar a situação. Quando a CD Projekt Red quis desenvolver um game da série de livros polonesa, Andrzej Sapkowski, criador da série, vendeu os direitos da obra para a franquia de jogos por um preço especificado. A CD Projekt Red queria fazer diferente e tinha o desejo de oferecer participação nos lucros em vez de pagar uma quantia.

A

Porém, Andrzej Sapkowski não acreditou no potencial do game polonês e preferiu receber um pagamento determinado (algo que era desvantajoso para a desenvolvedora, que não sabia se o The Witcher venderia bem). Alguns anos se passaram, The Witcher é uma franquia de jogos extremamente bem-sucedida e, como você deve imaginar, o autor não ficou feliz em ter apostado “errado”.

Por conta disso, Andrzej Sapkowski entrou com um processo para receber US$ 16,1 milhões (cerca de R$ 60 milhões, aproximadamente) em royalties da CD Projekt Red, que tinha embasamento legal para negar e ganhar a causa (afinal, tudo foi feito com contrato).

Entretanto, para manter boas relações com o autor da série de livros, reconhecer seu trabalho crucial na criação do jogo (afinal, é o material original) e evitar problemas em futuros jogos, a desenvolvedora polonesa decidiu pagar uma quantia a Andrzej Sapkowski. Segundo a CD Projekt Red, a quantia não é a que o autor pediu, mas é mais do que eles são obrigados a pagar.

A

De acordo com os advogados, ambas as partes concordaram com os termos e tudo foi resolvido de maneira amigável. Sem dúvidas, uma ação legal por parte da CD Projekt Red e que evitará dores de cabeça no futuro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.