Alfonso Ribeiro tem pedido de copyright sobre dança de Fortnite recusado

1 min de leitura
Imagem de: Alfonso Ribeiro tem pedido de copyright sobre dança de Fortnite recusado

Em dezembro, Alfonso Ribeiro, mais conhecido pelo personagem Carlton no seriado "Um Maluco no Pedaço", decidiu entrar com uma ação contra a Epic Games e a Take-Two Interactive por terem usado em Fortnite e NBA 2K os mesmos passos de dança que o ator apresentou no programa de TV.  O tempo passou, e parece que Ribeiro encontrou um problema no processo.

Ao tentar registrar direitos autorais (copyright) pela popularmente conhecida Carlton Dance, o Escritório de Copyright dos Estados Unidos decidiu que os movimentos eram simples demais para serem registrados como um trabalho coreografado, então recusou o pedido. Além disso, existem outros fatores que impedem o ator de seguir em frente. A dança foi apresentada em uma série transmitida pela rede de televisão NBC, que teria mais direitos do que Ribeiro sobre a dança de Carlton.

Esses dois fatores não impediram Ribeiro de tentar enviar uma performance exibida no programa "Dancing with the Stars", da ABC, para o Escritório de Copyright. Porém, mais uma vez, um obstáculo apareceu. Nessa atração, tal como nas versões brasileiras, artistas se apresentam ao lado de um dançarino ou de uma dançarina profissional que geralmente desenvolvem as coreografias, o que os torna os verdadeiros autores da dança. E mais: se a participação do ator foi contratada, a ABC pode ser considerada a verdadeira proprietária da apresentação.

Apesar de tudo, o processo de Alfonso Ribeiro contra a Epic Games e a Take-Two Interactive continuará seguindo em frente, e ainda é possível que o ator vença por decisão do Tribunal Supremo dos Estados Unidos. It's not unusual...

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.