Microsoft está testando jogos de Xbox One no PC através do Windows Insider

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft está testando jogos de Xbox One no PC através do Windows Insider

Desde o lançamento do programa Play Anywhere, todos os grandes lançamentos do Xbox One estão chegando simultaneamente a plataforma aos PCs com Windows 10. Aparentemente, a Microsoft não está satisfeita com a maneira como as coisas funcionam e já está testando métodos de permitir que os jogos feitos para o console rodem no computador — o que abriria uma grande gama de possibilidades.

Xbox One no PC

Através do programa Windows Insider, a companhia iniciou os testes de um novo recurso que usa como base uma buid especial do primeiro State of Decay, disponível gratuitamente. O que chama a atenção é o fato de que o game não é baixado dos servidores da Windows Store, mas sim do endereço assets1.xboxlive.com, que abriga os arquivos usados nas versões de games para Xbox.

Além disso, a versão do jogo usa o formato de arquivos .xvc, criado especialmente para o Xbox One. Enquanto State of Decay não é um game que tiraria proveito da possibilidade de rodar games do console no PC sem um processo de conversão (afinal, uma versão para a plataforma já existe), isso, teoricamente, permitiria que séries que nunca chegaram ao computador fossem adaptadas com facilidade.

Será que o Game Pass vem para o PC?

Visto sob um ponto de vista mais amplo, os testes são condizentes com os rumores de que a Microsoft deseja ampliar o Xbox Game Pass para mais plataformas. Levando em consideração que ela quer transformar a marca Xbox em algo que vá além de consoles, faria bastante sentido ela ampliar o suporte nativo que oferece ao PC, onde já tem alguma participação.

Isso não significa necessariamente que, já a partir de sua próxima atualização, o Windows 10 vai ganhar suporte nativo aos games do Xbox. No entanto, é no mínimo interessante ver que a empresa está testando essa possibilidade — pessoalmente, gostaria de ter a oportunidade de jogar games como Fable 2 e alguns dos capítulos de Gears of War que nunca chegaram à plataforma.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.