Hacker consegue rodar emulador de Xbox no Nintendo Switch

1 min de leitura
Imagem de: Hacker consegue rodar emulador de Xbox no Nintendo Switch

Desde que hackers descobriram um jeito de instalar homebrews no Nintendo Switch, a cena de emulação e personalização do console vem crescendo a passos largos. O mais novo exemplo disso é um programador que conseguiu compilar um emulador do primeiro Xbox no videogame da Nintendo e rodar alguns jogos nele.

O hacker Voxel9 publicou um vídeo que mostra o emulador XQEMU, do primeiro Xbox, no Nintendo Switch. O vídeo começa com o emulador sendo compilado no sistema operacional Linux, instalado no console através de brechas no seu código. Em seguida, o menu do Xbox é exibido, assim como alguns jogos instalados. Entre os títulos que rodam, estão Halo: Combat Evolved e Jet Set Radio Future.

Halo roda com uma taxa de frames bastante baixa, até porque a emulação do primeiro Xbox ainda é bastante instável, mas é um milagre o emulador não dar crash ao rodar o jogo. Já Jet Set Radio Future é exibido com a imagem acelerada, pois ele roda tão lento no emulador no Switch que fica quase impossível de jogar.

Na descrição do vídeo, Voxel9 confirma que instalou o emulador no Linux em vez do sistema operacional do console, o Horizon. Outro elemento que chama atenção é que ele não usa os Joy-cons para jogar, utilizando no lugar um DualShock 4 conectado via Bluetooth. Então, leve em consideração a verdadeira bagunça que é esse vídeo, já que ele está rodando um jogo de Xbox, em um sistema operacional Linux, dentro de um Nintendo Switch, usando um controle de PlayStation 4.

No final de 2018, desenvolvedores de mega emulador RetroArch revelaram que conseguiram criar uma versão do programa para Nintendo Switch desbloqueado, abrindo assim as portas para emulação de vários consoles nele, como NES, SNES, Mega Drive, PS1, entre outros.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.