Pesquisa diz que 'casual' e 'hardcore' definem mal os jogadores atuais

2 min de leitura
Imagem de: Pesquisa diz que 'casual' e 'hardcore' definem mal os jogadores atuais

Quando se trata de games, muitas pessoas não estão contentes em simplesmente compartilhar um hábito e fazem questão de se classificar como "hardcores" e se distanciar daqueles que são mais "casuais". Segundo a Newzoo, essas palavras tão usadas já não são mais suficientes para definir a maneira como lidamos com jogos eletrônicos na atualidade — e a solução proposta nem se aproxima de trocar esses termos por "raiz" e "nutella".

PC Gamer

No último ano, a empresa dedicou esforços para criar uma nova segmentação a partir de um ponto zero, procurando um resultado que evidenciasse mais as nuances dos gamers atuais. Segundo ela, a intenção não era só computar o tempo dedicado a jogar mas também observar o quanto as pessoas se dedicam a assistir streamings, engajando-se de forma diferenciada.

O resultado foi o estabelecimento de oito categorias, cada uma correspondendo a uma porcentagem específica de jogadores:

  • Ultimate gamer (13%) — Não ama nada mais do que gastar seu dinheiro e tempo livre com games;
  • Entusiasta generalista (9%) — Gosta de uma vida equilibrada de games em seus hábitos de jogar, assistir e comprar;
  • Jogador da Nuvem (19%) — É um early adopter de jogos por streaming e só gasta seu dinheiro em hardware quando necessário;
  • Jogador convencional (4%) — Tem toneladas de hardwares e prefere passar seu tempo jogando games, e não assistindo a outras pessoas fazerem isso;
  • Entusiasta do hardware (9%) — Acompanha todas as tendências recentes de hardware e provavelmente tem um PC de US$ 5 mil com iluminação RBG;
  • Jogador-pipoca (13%) — Não joga tanto, mas gosta de assistir a outras pessoas jogando;
  • Jogador do banco de trás (6%) — Costumava jogar muito, mas ficou velho e a vida aconteceu, então se diverte assistindo a eSports e outras pessoas jogando;
  • Que preenche o tempo (27%) — Joga para passar o tempo, quando tem tempo, mas raramente toca em um jogo para PC.

Qual é a sua categoria?

A Newzoo afirma que a maior parte dos membros da categoria mais popular tem idade média de 38 anos, mas uma boa parcela tem idades entre 51 e 65 anos. Já os jogadores da categoria “convencional” escutam menos música do que os demais e costumam conviver mais com crianças do que aqueles que usam games para preencher o tempo.

Jogador Convencional

Caso você esteja em dúvida sobre qual categoria se encaixa mais em seu perfil, a Newzoo preparou um teste simplificado para determinar isso — clique aqui para acessar.

Meus resultados me colocam na categoria de "jogador convencional", que dedica mais tempo a jogar e comprar hardwares do que a assistir a outros jogando. E você, em qual categoria se encaixa?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.