Pesquisa Datafolha encomendada pela BGS aponta perfil e hábitos do gamer BR

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisa Datafolha encomendada pela BGS aponta perfil e hábitos do gamer BR
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Você aí, gamer brasileiro: em qual perfil você se encaixa? Quais são seus hábitos? A Brasil Game Show foi buscar respostas a essas perguntas numa pesquisa inédita encomendada pela organização para o Instituto Datafolha.

De acordo com os resultados apresentados, 44% dos entrevistados jogam todos os dias da semana e 93% consomem vídeos sobre jogos na internet mensalmente. Entre as plataformas preferidas dos jogadores, os consoles são utilizados por 73% dos entrevistados, enquanto os computadores aparecem logo depois, com 67%, seguidos dos celulares e tablets, com 56%. Um quarto (25%) dos entrevistados pelo Datafolha ainda disseram usar todas as plataformas para jogar. Em relação ao tempo investido em games, a média semanal é de três horas durante a semana e de cinco aos sábados e domingos.

O estudo também revelou que os jogos lideram a lista de itens mais consumidos, com 35%, seguidos por peças de vestuário (24%) e periféricos (mouses, teclados e headsets), com 19%.  Além disso, nove em cada dez jogadores ouvidos afirmaram que pretendem adquirir algum produto gamer nos próximos 12 meses. No topo da lista de desejos aparecem itens como consoles (26%), cadeiras gamers (23%), headsets (22%) teclados/mouses (21%), smartphones (21%) e placas de vídeo (21%).

gf

“Esse crescimento se deve à paixão dos fãs, que não só desejam o game ou plataforma mais atual como também movimentam o setor consumindo produtos que vão melhorar sua experiência no jogo e também fora dele. Os gamers estão construindo um lifestyle próprio e querem ser vistos como pertencentes a uma comunidade”, analisou Marcelo Tavares, criador e CEO da BGS.

“O mercado de games é extremamente promissor e nos últimos anos tem tido um rápido amadurecimento, motivado por consumidores que seguem jogando durante a vida adulta e pela constante inovação da indústria, que atrai cada vez mais investimentos, patrocínios e visibilidade”, analisa Paulo Alves, gerente de pesquisa de mercado do Datafolha.

Em relação ao perfil dos jogadores, a pesquisa mostra que a média de idade é de 21 anos e a renda familiar de R$ 7.313,60, o que corresponde a 7,7 salários mínimos. Além disso, 55% possuem grau de escolaridade médio.

O levantamento foi realizado durante a 11ª edição da Brasil Game Show, entre 11 e 14 de outubro de 2018, e ouviu 637 visitantes do evento. Em 2019, a BGS será realizada entre 9 e 13 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Para mais informações sobre a Brasil Game Show e ingressos, acesse www.brasilgameshow.com.br.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.