Patente da Sony revela mistérios sobre o SSD do novo PlayStation

1 min de leitura
Imagem de: Patente da Sony revela mistérios sobre o SSD do novo PlayStation

Embora a Sony tenha revelado pouco sobre o hardware do PlayStation 5, algo que ela já deixou claro é que uma nova tecnologia de SSD vai ser a peça-chave por trás dele. Nesta quinta-feira (23), o usuário do Reddit gofreak revelou registros de patente feitos em 2015 e 2016 que podem revelar alguns dos segredos sobre o novo equipamento.

PlayStation

Não há garantias de que as ideias registradas pela empresa sejam exatamente aquelas que vão chegar ao produto final, mas é interessante observar algumas das soluções propostas. Uma das patentes descreve que, ao trocar a DRAM por SRAM, há como garantir a menor latência dos SSDs e aumentar a velocidade de comunicação entre o controlador e a pesquisa de endereço de dados.

O registro também propõe usar uma granularidade mais “grosseira” de dados que são escritos uma única vez — como aqueles referentes à instalação de um jogo, por exemplo. Teoricamente, isso permitiria ler blocos com tamanho tão pequenos quanto 32kb, e os dados lidos poderiam ficar em buffer na memória SRAM para checagens ECC.

Melhorias de hardware e software

Há bastante tecnicalidades envolvidas nos registros, mas o objetivo geral da Sony é eliminar as barreiras que o uso de SSDs convencionais apresentam. A ideia da empresa é realizar otimizações tanto de hardware quanto de software para aumentar as velocidades de leitura e gravação e eliminar gargalos de CPU durante a transferência de dados.

PlayStation

Além de permitir que a empresa alcance seus objetivos, a substituição da tecnologia DRAM por SRAM também possibilitaria uma redução nos custos de produção — algo essencial para um console de mesa. Resta esperar para que mais dados oficiais sobre o hardware sejam revelados e, assim, possamos descobrir o quanto das patentes foram aproveitadas.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.