Governo dos EUA pode criar imposto que aumenta preço de consoles em até 25%

1 min de leitura
Imagem de: Governo dos EUA pode criar imposto que aumenta preço de consoles em até 25%

Engana-se quem acha que apenas o Brasil conta com taxas que aumentam consideravelmente o preço de produtos eletrônicos. Uma prova disso é a nova possibilidade de os Estados Unidos aplicarem um imposto em diversos produtos, incluindo consoles, controles e jogos de tabuleiro, que pode aumentar o seu preço em até 25% do valor atual.

Em um documento publicado pela Secretária de Comércio dos Estados Unidos, a Casa Branca listou vários produtos que podem receber novas tarifas de até 25%. Esses produtos incluem consoles de videogame, controles, caça-níqueis e jogos de tabuleiro. Essas tarifas seriam impostos devido a uma disputa comercial entre EUA e China, onde vários desses produtos são fabricados.

Esse tipo de imposto, que não é uma novidade para países como o Brasil, torna uma variedade de produtos mais caros, tornando-os mais caros para importar do que se tivessem que ser produzidos localmente. Governos utilizam dessa tática para criar novos empregos, mas acaba prejudicando diretamente os consumidores (e em alguns casos, os produtos acabam não sendo produzidos dentro do país e ficam caros mesmo assim).

Imagem: Reprodução/Digital Trends

O possível aumento de peças e produtos eletrônicos pode prejudicar bastante a indústria de jogos de tabuleiro, principalmente aqueles criados por empresas pequenas e que aproveitam os custos de produção em outros países. No caso dos videogames, o fato de possivelmente um novo imposto ser aplicado a eles chega em um momento crítico, já que tanto Sony quanto Microsoft se preparam para revelar uma nova geração de consoles e isso pode aumentar consideravelmente o preço deles já no lançamento.

O governo dos EUA deve começar as conversas sobre a aplicação ou não desses impostos a partir do dia 17 de junho, então resta aguardar para saber como isso vai acabar afetando a indústria de games.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.