Patente atualizada mostra como a retrocompatibilidade do PS5 será ajustada

1 min de leitura
Imagem de: Patente atualizada mostra como a retrocompatibilidade do PS5 será ajustada

Desde que a Sony falou oficialmente sobre o PlayStation 5, a empresa confirmou que o aparelho chegará às lojas com a capacidade de rodar jogos do PlayStation 4. Mas a companhia não entrou em detalhes sobre como pretende fazer isso funcionar bem, algo que uma patente descoberta pelo site Twisted Voxel ajudou a esclarecer um pouco.

PlayStation

Segundo o documento, que teve sua última atualização no dia 28 de maio, haverá a possibilidade de os desenvolvedores usarem o hardware aprimorado para dar mais desempenho a seus games. Da mesma forma, a Sony trabalhou de modo a assegurar que a nova plataforma não faça com que os códigos antigos se comportem de maneira inesperada.

Desempenho ajustável

"A performance de um aplicativo no novo dispositivo pode ser ajustada para se encaixar com proximidade com o mesmo aplicativo rodando no dispositivo de legado ao ajustar os parâmetros de operação do novo aparelho", afirma a patente. "Esse processo pode ser repetido até que os parâmetros de operação sejam ajustados de forma otimizada para o aplicativo no novo sistema. Para mais otimizações, uma pessoa pode ajustar a execução do novo hardware para ver se o aplicativo pode correr mais rápido no novo hardware sem que isso faça ele falhar".

PlayStation

O documento dá a entender que, ao contrário do que a Microsoft faz ao ajustar os códigos dos jogos que entram na retrocompatibilidade do Xbox One, a Sony não mexerá neles e deixará por conta do novo hardware o processo de aumentar o desempenho de games antigos. Assim, caberá aos desenvolvedores estipular os parâmetros de seus jogos caso pretendam que eles tirem um maior proveito do PlayStation 5.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.