menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Voxel
Voxel

Titan foi cancelado por ser ambicioso demais, segundo ex-chefe da Blizzard

Mike Morhaime, ex-chefe da Blizzard, revela que a razão para o cancelamento do ambicioso MMO Titan se deu pela desenvolvedora não ter conseguido controlar o escopo do projeto.

schedule27/06/2019, às 17:00

Titan foi cancelado por ser ambicioso demais, segundo ex-chefe da BlizzardFonte:

Imagem de Titan foi cancelado por ser ambicioso demais, segundo ex-chefe da Blizzard no voxel

Por volta de 2007, usuários descobriram que a Blizzard estava trabalhando em um novo "MMO de próxima geração", algo que foi confirmado pela  empresa no ano seguinte e, em 2010, informações vazadas revelaram o título "Titan" com lançamento previsto para 2013. Com o passar do tempo, os chefes da companhia ficaram mais a vontade para falar sobre esse projeto que era bem ambicioso mas, em 2014, o CEO da época, o co-fundador Mike Morhaime, oficializou o cancelamento da produção que ocorreu no ano anterior.

Agora, durante um painel na conferência Gamelab em Barcelona, Morhaime que ano passado deixou a Blizzard falou um pouco mais sobre Titan, revelando que a razão para ele ter sido cancelado foi a falha da empresa em gerenciar o escopo geral do projeto que visava ser um sucessor do popular World of Warcraft.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

"Nós tentamos bastante não anunciar qualquer jogo que não estava pronto para ser anunciado ou que nós não tinhamos certeza de que iriamos lançar. Titan é uma exceção disso já que queriamos que ele fosse a nossa próxima geração, um tipo de sequência para World of Warcraft. Nós pegamos muitos dos nossos desenvolvedores veteranos e os colocamos nesse projeto. E eu acho que onde nós realmente falhamos foi no controle do escopo. Ele era muito ambicioso."

Apesar do título ser considerado algum tipo de sequência para WoW, o jogo iria se passar em um universo completamente novo com vários tipos de diferentes elementos, o suficiente para os desenvolvedores sentirem que estavam trabalhando em dois jogos ao mesmo tempo. Além disso, a tecnologia de empresa se provou insuficiente para atender às exigências da equipe e, enquanto isso, a ideia de fazer Overwatch surgiu e começou a se tornar mais e mais atraente financeiramente.

O resto é história. A equipe de Titan foi dividida para outros projetos da Blizzard, incluindo Overwatch que acabou herdando alguns elementos originalmente planejados para o MMO, como muitos dos personagens que iriam aparecer como classes no jogo cancelado.

Em um universo alternativo, Titan deve ter sido lançado e se provado um título de grande sucesso... ou não. De qualquer forma, é triste que nunca veremos o que poderia ter sido no mínimo um jogo muito interessante.

A Blizzard, no entanto, não tem motivo para se arrepender, já que limitar o escopo do projeto e desenvolver Overwatch se provou uma das melhores decisões da empresa, com o shooter multiplayer de heróis sendo considerado por muitos como um dos melhores jogos de todos os tempos.

Overwatch se encontra disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One, enquanto Titan vive somente na imaginação.

star

Continue por aqui