Titan foi cancelado por ser ambicioso demais, segundo ex-chefe da Blizzard

2 min de leitura
Imagem de: Titan foi cancelado por ser ambicioso demais, segundo ex-chefe da Blizzard

Por volta de 2007, usuários descobriram que a Blizzard estava trabalhando em um novo "MMO de próxima geração", algo que foi confirmado pela  empresa no ano seguinte e, em 2010, informações vazadas revelaram o título "Titan" com lançamento previsto para 2013. Com o passar do tempo, os chefes da companhia ficaram mais a vontade para falar sobre esse projeto que era bem ambicioso mas, em 2014, o CEO da época, o co-fundador Mike Morhaime, oficializou o cancelamento da produção que ocorreu no ano anterior.

Agora, durante um painel na conferência Gamelab em Barcelona, Morhaime que ano passado deixou a Blizzard falou um pouco mais sobre Titan, revelando que a razão para ele ter sido cancelado foi a falha da empresa em gerenciar o escopo geral do projeto que visava ser um sucessor do popular World of Warcraft.

"Nós tentamos bastante não anunciar qualquer jogo que não estava pronto para ser anunciado ou que nós não tinhamos certeza de que iriamos lançar. Titan é uma exceção disso já que queriamos que ele fosse a nossa próxima geração, um tipo de sequência para World of Warcraft. Nós pegamos muitos dos nossos desenvolvedores veteranos e os colocamos nesse projeto. E eu acho que onde nós realmente falhamos foi no controle do escopo. Ele era muito ambicioso."

Apesar do título ser considerado algum tipo de sequência para WoW, o jogo iria se passar em um universo completamente novo com vários tipos de diferentes elementos, o suficiente para os desenvolvedores sentirem que estavam trabalhando em dois jogos ao mesmo tempo. Além disso, a tecnologia de empresa se provou insuficiente para atender às exigências da equipe e, enquanto isso, a ideia de fazer Overwatch surgiu e começou a se tornar mais e mais atraente financeiramente.

O resto é história. A equipe de Titan foi dividida para outros projetos da Blizzard, incluindo Overwatch que acabou herdando alguns elementos originalmente planejados para o MMO, como muitos dos personagens que iriam aparecer como classes no jogo cancelado.

Em um universo alternativo, Titan deve ter sido lançado e se provado um título de grande sucesso... ou não. De qualquer forma, é triste que nunca veremos o que poderia ter sido no mínimo um jogo muito interessante.

A Blizzard, no entanto, não tem motivo para se arrepender, já que limitar o escopo do projeto e desenvolver Overwatch se provou uma das melhores decisões da empresa, com o shooter multiplayer de heróis sendo considerado por muitos como um dos melhores jogos de todos os tempos.

Overwatch se encontra disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One, enquanto Titan vive somente na imaginação.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.