Recentemente, a comunidade brasileira de Xbox não curtiu que Castlevania: Symphony of the Night (um dos melhores da série) não viria nos jogos gratuitos do Games with Gold no Brasil. Mas por qual motivo? Bruno Motta, gerente de produto e marketing da Microsoft no Brasil respondeu o porquê no Twitter.
Segundo Bruno Motta, a equipe do Brasil do Xbox trabalha junto com um time global para que mais jogos retrocompatíveis estejam na Live BR, mas decidir em quais mercados atuar (como o Brasil) é uma decisão da Publisher de cada jogo. E quais são as dificuldades?
Fala galera! Fico feliz em ver nossa comunidade engajando.
— Bruno Lobo Motta (@brunolobomotta) 1 de julho de 2019
Respondendo duas dúvidas em uma: a definição de preço e em quais mercados atuar é uma decisão soberana do Publisher.
Desde que o (cont)
De acordo com o executivo do Xbox Brasil, são dois problemas encontrados pela Publisher: o primeiro é a homologação da classificação etária no país (que não é a mais difícil), e segundo os problemas de licenciamento de diversos elementos do game no Brasil, como músicas, direitos de imagem, diretos de dublagem e muito mais.
Como os licenciamentos da época não previam que a publicação do game poderia durar tanto tempo (que sairiam remasterizados ou portados para consoles de outras gerações), os contratos não abordam naturalmente o licenciamento para a era atual. Em alguns casos, não é economicamente viável gastar com isso para que os games cheguem em novos mercados.
Os resultados podem demorar anos e não são sucesso garantido. As dificuldades geralmente são 2:
— Bruno Lobo Motta (@brunolobomotta) 1 de julho de 2019
1. (Menos difícil) homologação de classificação etária no BR
2. (Mais dificil) Licenciamentos nao disponíveis no BR. Ex: trilha sonora, voz do dublador, licença de algo q tenha no jogo
Além disso, Bruno disse que a equipe está sempre tentando trazer novos jogos, mas o processo pode durar anos e não existe garantia de sucesso. Por fim, ele agradeceu o feedback da comunidade e disse que a transparência é um dos deveres da companhia e disse que a empresa está sempre aberta a trazer novos parceiros.