The Division e Ghost Recon Breakpoint: o que difere as duas franquias?

1 min de leitura
Imagem de: The Division e Ghost Recon Breakpoint: o que difere as duas franquias?

O Beta liberado de Tom Clancy's Ghost Recon Breakpoint deu aos jogadores um aperitivo do que podem esperar do novo shooter em terceira pessoa da Ubisoft. O game, que conta com diversas novidades, trouxe um sistema de loot que, embora não o torne um loot shooter, atiçou a comunidade, fazendo-a questionar: qual é a diferença entre The Division e Ghost Recon?

Para começar, as estratégias e mecânicas são completamente diferentes — além do teor e ritmo da história nada semelhantes. Enquanto The Division é uma franquia de loot shooters aos moldes de jogos como Destiny e Borderlands, Ghost Recon é um shooter focado em estratégia, cooperação com ferramentas de sobrevivência e um mapa enorme.

-

Por outro lado, existem semelhanças na gameplay das duas franquias da Ubisoft. A busca por "covers", classes, árvores de habilidades e, agora, loot são características em comum dos dois gêneros, o que pode deixar tudo um pouco confuso.

Loot shooters mantêm o jogo fresco e recompensador

Não há como negar que loot shooters estão em alta e que, quando bem estruturados, são bastante recompensadores, mantendo uma comunidade ativa, jogando, assistindo e falando sobre o jogo. É normal, em períodos de alta popularidade de um gênero, que outros games incluam alguns de seus recursos, buscando mecânicas mais familiares e atrativas para o jogador.

(Fonte: Ubisoft/Divulgação)

Um caso semelhante é o novo Gears 5. Quem acompanha as notícias ou já conferiu o acesso antecipado do game sabe que ele inclui mecânicas de RPG fundamentais para a progressão, além de personagens com diferentes "habilidades" no modo horda. Essa mudança, em um primeiro momento, parece positiva e dá novos ares para a franquia.

"One shot, one kill"

Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpoint se difere principalmente na capacidade de matar um inimigo com um só tiro na cabeça. Embora pareça uma diferença mínima, isso define seu gênero. Enquanto em The Division nos deparamos com inimigos altamente resistentes, praticamente "esponjas de balas", e dedicamos algumas horas para adquirir experiência e elevar o nível do personagem, em Ghost Recon isso só é limitado ao dano e à capacidade pessoal do jogador para dar os tiros.

(Fonte: Ubisoft/Divulgação)

Em conclusão, não podemos negar que os games têm semelhanças. Contudo, embora compartilhem mecânicas parecidas, seu estímulo à cooperação, sua estratégia, seu ritmo e até o level design se diferem e os tornam jogos bastante diferentes.

Tom Clancy's Ghost Recon Breakpoint estará disponível em 4 de outubro para Xbox One, PS4 e PC.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.