PlayStation 5 terá controle de imersão e gatilhos adaptativos

1 min de leitura
Imagem de: PlayStation 5 terá controle de imersão e gatilhos adaptativos

A equipe da PlayStation confirmou que irá lançar o seu novo console no final de 2020, a tempo das festas de fim de ano. Em uma entrevista para a WIRED, executivos da Sony confirmaram o nome do console, que será PlayStation 5 e segue a mesma linha desde 1994 – apenas atualizando o número. Entretanto, no seu site oficial, Jim Ray, Presidente da SIEE e de Marketing, revelou outras notícias bastante animadoras para o futuro dos videogames.

Agora, o objetivo é aumentar a imersão de cada pessoa enquanto joga e, para isso, lançarão junto com o PS5 um novo controle focado no aumento da imersão. Para isso, duas inovações foram acrescentadas ao novo controle do videogame:

A primeira é a adoção do “controle háptico”, substituindo a “rumble” (que fazia todo o controle vibrar). Com o controle háptico, você terá uma gama maior de sensações possíveis, de acordo com o que acontece no jogo. Por exemplo, colidir com uma parede é bastante diferente do que acontece quando você está atacando em um jogo de futebol, sendo assim, a sensação em suas mãos também será diferente. Além disso, você conseguirá, inclusive, sentir uma variedade de texturas diferentes ao andar na grama ou mexer na lama.

(Fonte: PlayStation/Divulgação)

A segunda inovação é o que eles deram o nome de “gatilhos adaptativos”, que estão presentes nos botões de gatilho L2 e R2. A partir de agora, os desenvolvedores de games poderão incluir uma resistência nesses botões, para que você sinta a sensação tátil, o peso de usar um arco e flecha, por exemplo, ou acelerar um carro em um terreno rochoso.

Estas duas novas ferramentas tem muito potencial e, em conjunto, poderão produzir uma grande imersão para os futuros jogadores do PlayStation 5. “Os criadores de jogos começaram a receber versões iniciais do novo controlador, e mal podemos esperar para ver para onde a imaginação deles está com esses novos recursos à sua disposição”, contou Jim Ryan, presidente da SIEE e Marketing e Vendas da PlayStation.

Ryan conta que ainda tem muitas novidades em relação ao tão aguardado console, porém, irá guarda-las para divulgar no próximo ano. Por enquanto, ainda podemos esperar novidades para o PlayStation 4, como Death Stranding, The Last of Us Part II e Ghost of Tsushima, que chegam em breve

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.