AMD confirma GPU topo de linha para 2020; a Big Navi vem aí!

1 min de leitura
Imagem de: AMD confirma GPU topo de linha para 2020; a Big Navi vem aí!

Há anos, a AMD não consegue bater de frente com a NVIDIA no mercado de placas de vídeo, quando falamos de modelos topos de linha. Enquanto a companhia consegue oferecer ótimas opções de GPUs intermediárias e de entrada, deixa a desejar quando a tarefa é fornecer desempenho máximo para os usuários mais exigentes – e endinheirados. Mas, de acordo com um vídeo publicado na sexta-feira (17), a AMD vai, sim, lançar a “Big Navi” ainda em 2020. A informação foi confirmada pela própria CEO da companhia, a Doutora Lisa Su.

Supõe-se que a Big Navi seja uma placa de vídeo Radeon RX topo de linha, baseada na nova arquitetura RDNA2. O RDNA2 traria placas com as seguintes características:

  • Fabricação em 7 nm+ (7 nm otimizado)
  • Opções de modelos pra entusiastas
  • Suporte para Ray Tracing a nível de hardware
  • Modelos com memória GDDR6 e HBM2
  • Maior eficiência energética que as Navi de primeira geração
Fonte: AMD/Divulgação

Como sempre, o que não falta em relação a “placas de vídeo topos de linha” da AMD, é especulação. A companhia registrou o nome Radeon 5950XT recentemente, o que levou muitos palpiteiros e afirmar que esse seria o modelo que irá bater de frente com a NVIDIA RTX 2080 Ti.

No entanto, a NVIDIA deve apresentar uma nova linha de GPUS na segunda metade deste ano. Portanto, se a AMD quer ficar na frente de sua concorrente, deve se apressar, pois não sabemos do que uma suposta RTX 3080 Ti seria capaz.

De qualquer forma, de acordo com as GPUs RX 5700 e RX 5700 XT, a AMD já tinha mostrado competência para competir contra a NVIDIA. A questão final seria otimizar o processo de fabricação para poder oferecer mais poder de processamento sem o dobro do consumo.

Como concorrência nunca é demais, vamos aguardar e torcer para que as duas companhias lancem ótimos produtos para nossos PCs e nossos bolsos.

AMD confirma GPU topo de linha para 2020; a Big Navi vem aí! via TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.