PlayStation 5 promete uma experiência de áudio quase real

1 min de leitura
Imagem de: PlayStation 5 promete uma experiência de áudio quase real

Hoje (18), um dos grandes destaques da apresentação técnica do futuro PlayStation 5 foi o seu recurso de áudio. Na transmissão ao vivo, Mark Cerny, o arquiteto de sistemas da Sony, discutiu a nova abordagem do PS5 para áudio 3D com o Tempest Engine.

Em poucas palavras, o Tempest Engine permitirá que o console forneça mais fontes exclusivas de som simultaneamente, tudo com uma fidelidade ainda maior.

Um exemplo seria o som da chuva. Em um jogo da geração atual, a maioria dos estúdios optaria por usar os limitados canais de som e recursos de processamento à sua disposição para reproduzir um som geral de uma tempestade. Mas com o PS5, será possível simular os sons das gotas de chuva individualmente.

Para realmente emular uma sensação de presença, especialmente com fones de ouvido estéreo simples, a Sony precisará mais do que uma simples capacidade de obter áudio. Para isso, o Tempest usará funções de transferência relacionadas à cabeça, ou HRTFs.

Um HRTF leva em consideração o formato e o tamanho da cabeça e dos ouvidos para misturar o áudio de maneira que soe como se o seu corpo estivesse no mundo do jogo. Uma comparação adequada seria as diferenças entre ouvir o áudio gravado em um microfone estéreo simples, ouvir o áudio gravado com um microfone binaural com duas capas de silicone (como as usadas pelos criadores do YouTube ASMR) e realmente ouvir sons ao vivo com seus próprios ouvidos.

“Quando uso fones de ouvido e meu HRTF, às vezes me confundo e até acho que um som vem do mundo real quando realmente é proveniente do jogo”, afirmou Cerny.

Mas vale lembrar que o processamento de um HRTF não é fácil, portanto o Tempest Engine vai ser efetivamente uma unidade de computação AMD GPU reprojetada, com quase a mesma potência de todos os núcleos de um PS4.

A Sony está planejando lançar o PS5 com perfis para cinco configurações diferentes de HRTF, mas há a possibilidade de que os jogadores possam criar um estilo personalizado, talvez tirando uma foto ou gravando um vídeo para permitir que o console analise seus formatos de cabeça e orelha.

Cerny também espera que as melhorias no Tempest Engine sejam visíveis para os jogadores que usam alto-falantes convencionais e sistemas de som surround virtual.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.