Dreams: Sony remove criações com Mario a pedido da Nintendo

2 min de leitura
Imagem de: Dreams: Sony remove criações com Mario a pedido da Nintendo
Imagem: https://supermario.nintendo.com/mario-cappy/

Pelo visto, a Nintendo não ficou muito contente de ver Mario, o personagem de sua principal franquia, ser utilizado em criações de Dreams, no PlayStation 4. Recentemente, jogadores têm notado que alguns dos projetos que usam o encanador foram removidos do jogo.

No Twitter, Piece of Craft, um dos usuários que fez projetos para o jogo, revelou que foi contatado pela divisão legal da Sony Interactive Entertainment Europe, afirmando que sua criação foi removida do jogo por conter material com direitos autorais registrados.

Segundo as informações do e-mail recebido por Piece of Craft, no entanto, a remoção não foi uma decisão da Sony ou da desenvolvedora Media Molecule, mas sim um pedido que veio da própria Nintendo.

Apesar de algumas criações que já foram removidas, por enquanto ainda é possível encontrar diversos projetos em Dreams que utilizam Mario ou outras franquias da Nintendo. No entanto, parece provável que outros sofrerão o mesmo destino no futuro.

Vale lembrar que esta é uma medida que a Media Molecule já tinha previsto anteriormente. Em uma entrevista para o site VG247, em outubro de 2019, o desenvolvedor Liam de Valmency falou sobre o assunto: “Acho que é natural que as pessoas tentem refazer coisas. É uma ótima forma de aprender: aprender arte, aprender música, aprender ferramentas, chegar aos limites da engine.”

Segundo Valmency, no entanto, sempre existiu a possibilidade de uma remoção: “Mas se você fizer coisas com franquias, pode acabar desaparecendo em algum momento. Nossa política geral é que, se os donos da franquia nos pedir para remover algo, faremos isso.”

Para quem não conhece, o título é mais do que um jogo, oferecendo uma ferramenta completa de criação de jogos, com a qual os usuários podem dar vida às suas ideias e compartilhar com outros jogadores pela internet.

Dreams está disponível exclusivamente para PlayStation 4.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.