Epic Games vira publisher da Remedy, genDESIGN (The Last Guardian) e mais

2 min de leitura
Imagem de: Epic Games vira publisher da Remedy, genDESIGN (The Last Guardian) e mais

A Epic Games anunciou nesta quinta-feira (26) uma novidade muito legal: a partir de agora, a Epic Games será a publicadora (publisher) de três grandes desenvolvedoras sob o selo “Epic Games Publishing”: a Remedy (de Control e Alan Wake), a Playdead (Inside e Limbo) e a gen DESIGN (co-desenvolvedora de The Last Guardian). As empresas que criam jogos terão um modelo de negócio benéfico, segundo a companhia.

Segundo a Epic Games, esse é um novo esforço em multiplataformas para priorizar o trabalho das desenvolvedoras, já que todas terão 100% do domínio sob suas IPs, terão custos cobertos pela Epic e dividem o lucro meio a meio. De acordo com a companhia, a nova investida busca mudar o modelo atual de desenvolvimento e publicação de jogos em algo benéfico para as produtoras. A companhia disse em press release oficial o seguinte:

  • Total liberdade criativa e propriedade das marcas: as desenvolvedoras mantém 100% de toda a propriedade intelectual de suas criações e total controle criativo sobre seus games;
  • Projetos completamente financiados: a Epic Games Publishing cobre 100% de todos os custos de desenvolvimento, como salários de desenvolvedores, QA (testes no jogo), localização para outras línguas, marketing e qualquer outro custo de publicação;
  • Lucro dividido em 50/50: os desenvolvedores recebem sua parte do lucro de seus trabalhos, mas assim que os custos de produção são recuperados, eles ganham pelo menos 50% de todos os lucros.

“Nós estamos construindo um modelo de publicação [de jogos] que nós sempre quisemos para nós mesmos quando trabalhamos com outras publishers”, disse Tim Sweeney, CEO da Epic Games. Segundo Hector Sanchez, líder da Epic Games Publishing, a gen DESIGN, Playdead e Remedy foram escolhidas por seu talento e inovação na indústria de games.

Isso quer dizer que os games serão exclusivos da Epic Games Store e do PC?

Embora o acordo seja com a Epic Games (dona da Epic Games Store) e dificilmente veremos games dessas desenvolvedoras na Steam (ou pelo menos com muito tempo de exclusividade), a notícia não deve ser alarmista para donos de consoles que gostam dos games das desenvolvedoras parceiras.

As desenvolvedoras ainda têm domínio sobre suas próprias IPs e, além disso, a Epic Games ainda quer lucrar com os jogos feitos por elas. O que muda é que a companhia será a responsável por todas as etapas de publicação do jogo e nada impede que eles cheguem aos consoles também (já que não haveria desvantagens fazer isso, pelo contrário).

Contudo, por ora isso é apenas especulações e um dos cenários. A Epic Games dará mais detalhes sobre o modelo e novas desenvolvedoras parceiras nos próximos meses.

E aí, gostou da novidade? De fato, parece ser muito vantajoso para os criadores de jogos neste momento.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.