Final Fantasy das antigas: a era 2D de Final Fantasy do pior para o melhor

4 min de leitura
Imagem de: Final Fantasy das antigas: a era 2D de Final Fantasy do pior para o melhor

A maioria dos jogadores conheceu Final Fantasy quando ele já era 3D e rodava em consoles mais recentes, só que a história começou muito antes disso, no fim da década de 1980. Juntamos alguns estudiosos e universitários para nos ajudar a montar uma lista do bom ao melhor de Final Fantasy. Lembrando que esta lista foi dividida em duas partes, e esta só vai contar a era 2D da franquia.

Como queremos um comparativo, vamos aos critérios:

  • só vamos considerar a linhagem principal da série e do primeiro ao sexto jogo lançados;
  • as notas foram retiradas do GameRankings, que, mesmo fechado, tem algumas notas presentes nas páginas da Wikipedia em inglês;
  • as notas são das plataformas para as quais o jogo foi lançado, com exceção de Final Fantasy 2 e 3, em que foram utilizadas outras, para não comprometer o parâmetro.

Final Fantasy 5 — GameRankings: 66% (SNES)

Vamos começar com Final Fantasy 5, lançado em 1992 para o Super Famicom, que aqui conhecemos como Super Nintendo ou SNES. Ele foi o segundo da série a usar o sistema ATB, mas de uma forma evoluída, podendo ver antecipadamente qual seria o personagem do próximo turno. O combate foi muito elogiado, e isso contrastou com a fraca história.

O sistema do game também recebeu aplausos, assim como o sistema de classe, que foi expandido, mas seus gráficos foram descritos como datados, com personagens de cartolina e paleta de cores lavada. A maioria das notas foi mista, com algumas bem positivas e outras negativas, por isso o jogo acabou ficando com 66.

Final Fantasy V Advance (GBA) continua sendo a melhor versão do ...

Final Fantasy 3 — GameRankings: 78% (DS)

Final Fantasy 3 foi o primeiro da franquia nos anos 1990 e é descrito como "um RPG dedicado a entusiastas". Seu sistema de classes foi melhorado, em comparação com o primeiro título da série, mesmo que ainda fosse muito limitado. Foi dito que ele agradaria aos fãs hardcore de RPG mais do que os dois anteriores e que seria um pouco desafiador.

Mesmo que seu plot seja simples e os personagens da party, genéricos, os cenários são top de linha. Como comentado, não encontramos nos agregadores as notas do jogo para o SNES porque ele não chegou ao Ocidente na época (o Final Fantasy III era, na verdade, o VI por aqui), por isso vamos considerar a do Nintendo DS, de 1978.

Review Final Fantasy 3 | TechTudo

Final Fantasy 1 — GameRankings: 79% (NES)

Aqui temos o game que começou tudo isso. Em 1987, a empresa japonesa Square lançou o título que deu o start em toda uma revolução no mundo dos games: Final Fantasy 1. Mesmo que não tenha sido o que introduziu os jogadores ao gênero RPG, sem dúvida foi o que o popularizou. Ele tem uma história mais profunda que Dragon Quest, mas alguns críticos disseram que era como muitos outros que imitaram a fórmula dele.

Teve gente que reclamou que era necessário ficar muito tempo procurando batalhas aleatórias para subir a experiência, mais do que explorando os cenários e resolvendo puzzles. O começo não foi o melhor possível, mas não foi nada ruim. Sua nota é 79.

Ideias de Jogador: Final Fantasy I Retroanálise - Sistema e Classes 

Final Fantasy 2 — GameRankings: 81% (PS1)

Final Fantasy II conseguiu ser melhor que o anterior, alcançando nota 81 — isso levando em consideração a versão de PS1 pelo mesmo problema que tivemos com Final Fantasy III (no Ocidente, Final Fantasy II era na verdade o Final Fantasy IV). O jogo foi lançado em 1988, mas seu relançamento para o primeiro console da Sony, em 2003, acabou ficando mais popular.

A história é muito superior à do 1, envolvendo romance e morte de personagens, mas o plot pareceu muito com o de Star Wars 4, segundo os críticos. Com o relançamento, algumas features foram adicionadas, como poder salvar em qualquer lugar sem precisar de uma cabine ou tenda. Essa reestreia acabou fazendo muito bem ao título.

Final Fantasy Ii Psp Mídia Física Pronta Entrega - R$ 119,90 em ...

Final Fantasy 4 — GameRankings: 87% (SNES)

Final Fantasy 4 foi tão impactante que a Nintendo Power proclamou que aquele era o novo padrão de excelência de um RPG. Como se pode prever, ele foi um sucesso gigantesco, e a maioria dos veículos o avaliou com notas máximas ou quase isso. Elogios foram aos montes, destacando os gráficos lindos, a trilha sonora incrível e a história inigualável no mundo dos video games, além de ter sido usado como parâmetro para o que o Super Nintendo era capaz de rodar.

Foi o primeiro game a introduzir o sistema ATB, que foi continuado por seu sucessor e, posteriormente, na modernização da série. Algumas críticas pontuais focaram o sistema de combate meio estilizado e os gráficos inferiores aos de Zelda, lançado na mesma época. Também teve um cara que avaliou com nota 7, só que ele era conhecido por não gostar de RPGs. Tanto faz, tanto fez, o jogo ficou com 87 de nota.

Final Fantasy IV: The Complete Collection Review - GameSpot

Final Fantasy 6 — GameRankings: 94% (SNES)

Sabemos que muitos de vocês previram que Final Fantasy 6 seria o primeiro da lista antes mesmo de começar a leitura. Não tem como, é realmente o melhor jogo da franquia, tanto da era 3D quanto da 2D (segundo nossos critérios, é claro). Gráficos incríveis, som impecável, fator diversão incomparável. Isso tudo, junto de uma história extremamente envolvente, fez com que ele fosse chamado de "o maior RPG da década".

Algumas pessoas chegaram a dizer que a história não agradaria tanto ao público americano e que o plot não era tão original, mas vocês acham que isso iria diminuir a qualidade desse jogo tão inovador, desafiador e emocionante? Nota 94 e a coroa para ele.

Final Fantasy VI receberá versão para iOS e Android em breve ...

Quais desses jogos você jogou? Pretende voltar às origens para aproveitar essas obras-primas do mundo antigo?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.