F1 2020: testamos a demo e conferimos as novidades do simulador

5 min de leitura
Imagem de: F1 2020: testamos a demo e conferimos as novidades do simulador
Imagem: Codemasters

F1 2020 é o novo jogo da franquia anual de simuladores lançada pela Codemasters, mas este será um ano diferente de qualquer outro para a desenvolvedora, que esbarrou em um desafio sem precedentes: lançar um título de esporte oficialmente licenciado em plena pandemia do coronavírus e sem que a sua liga oficial esteja em andamento.

Nenhuma etapa do circuito 2020 da Fórmula 1 foi realizada até o momento, e sequer há previsão para o retorno das corridas. Assim, o jogo ganhou um inusitado papel de representar a temporada como ela poderia ter acontecido em um mundo ideal, sem a covid-19 e com todas as corridas acontecendo nas datas originalmente planejadas.

A convite da produtora, participamos de um bate-papo virtual pelo Discord com o diretor Lee Mather, além de testar uma demonstração via Steam do jogo que será lançado em 10 de julho de 2020 para PC, Xbox One, PlayStation 4 e Google Stadia. Se você é fã de automobilismo, pode ir aquecendo seus motores, pois F1 2020 tem tudo para saciar sua sede por simuladores!

Construa a sua própria equipe

O principal atrativo da nova edição é a possibilidade de construir a sua própria escuderia na categoria mais nobre do automobilismo mundial. Embora o modo não estivesse disponível para teste na nossa demo, já foi divulgado que será possível escolher desde os patrocinadores e fornecedores de motor do seu carro até construir fábricas, alojamentos e contratar pilotos para aumentar o reconhecimento de sua marca.

Segundo o diretor de F1 2020, a ideia é que você precise trabalhar bastante até poder ostentar os maiores nomes do automobilismo em sua própria equipe. “Não espere que um Lewis Hamilton aceite de primeira o convite para pilotar na sua escuderia novata. Mesmo com muito dinheiro, você precisa construir uma boa reputação para recrutar os melhores pilotos”.

Também presente na edição 2019, a Fórmula 2 retorna à franquia, agora plenamente integrada ao modo de construção de equipe, já que será possível contratar pilotos da F2 e promovê-los a sua equipe na F1, o que é bem mais barato que investir em figurões milionários e uma ótima chance de dar holofotes a novos talentos. Parece interessante e estamos ansiosos para ver o modo em ação!

Presença brasileira

Como de praxe, F1 2020 reúne todos os pilotos que correram na temporada 2019 da F1 e da F2. Isso significa que além de nomes como Sebastian Vettel e Valtteri Bottas, também é possível curtir as corridas com o brasileiro Sérgio Sette Câmara, que recentemente abandonou a F2, mas continua correndo pela equipe Dams no jogo. As feições de todos os pilotos estão mais fiéis do que nunca, e as animações do pódio, velha reclamação dos fãs, também estão mais críveis.

Na demonstração, era possível correr na F2 pelas equipes Carlin, Art Grand Prix, Dams, Uni-Virtuosi Racing, Prema Racing, Sauber Junior Team by Charouz, Campos Racing, MP Motorsport, BWT Arden e Trident. Já a F1 é representada pelas escuderias Alfa-Romeo Ferrari, Alpha-Tauri Honda, Ferrari, Haas-Ferrari, McLaren-Renault, Mercedes, Racing Point-BTW Mercedes, Redbull Honda, Renault e Williams-Mercedes.

A versão final do jogo incluirá os 22 circuitos da temporada completa, inclusive nosso icônico Interlagos. Porém, na demonstração só era possível correr no Bahrain International Circuit (Barein), Circuit de Barcelona-Catalunya (Espanha), Spielberg (Áustria), Hungaroring (Hungria), Autodrome Nazionale Monza (Itália) e no estreante Circuit Zandvoort (Países Baixos). A nova pista segue o mesmo padrão de qualidade visto nos demais circuitos, com belos cenários e muita atenção aos detalhes.

Como circuitos inéditos ainda não receberam uma corrida de F1 de verdade para servir como parâmetro de desempenho dos carros, a equipe de desenvolvimento precisou dar um jeitinho para adaptar o jogo ao mundo real com o máximo de fidelidade. “Usamos todos os dados de testes que tínhamos à disposição”, explicou Mather. “Desde voltas de teste até simulações foram considerados para garantir que os tempos de volta vistos no jogo sejam o mais próximos possível dos tempos que veremos nas corridas de verdade”, ele complementou.

Novos modos de jogo

O modo "carreira" está de volta e dura 10 anos ao todo, podendo ser completamente customizado de acordo com suas preferências. A maior diversão da carreira ainda é trabalhar nas trocas de contratos, disputas com rivais e destravar melhorias para os veículos conforme se alcançam as metas da equipe. É possível correr o calendário completo em corridas de duração integral ou selecionar apenas determinadas pistas e reduzir o número de voltas.

Outra novidade da edição deste ano foi a adição do modo "tela dividida", perfeito para os jogadores mais nostálgicos que sentem falta de correr localmente com um amigo ao seu lado, como nos tempos dos 8 e 16 bits. Ainda que mais focado nos jogadores casuais, o modo é extremamente divertido se você tiver outra pessoa viciada em automobilismo em casa.

A apresentação continua muito boa, emulando a estética das transmissões oficiais, com o mesmo design gráfico e músicas que você está acostumado a ouvir na televisão. Se um desavisado o vir jogando casualmente, pode até pensar que está assistindo a uma corrida de verdade.

Como de praxe na série, o nível de dificuldade pode ser calibrado de acordo com o seu gosto, mostrando marcadores na pista com o traçado ideal, ativando frenagem e câmbio automáticos, e até calibrando a inteligência artificial dos outros pilotos. Do mais casual arcade ao mais sério dos simuladores, F1 2020 atende às necessidades de todos os públicos igualmente.

Veredito

O maior problema de F1 2020 é que, mesmo com novos modos de jogo, ele sofre do mesmo mal que acomete tantos outros jogos anuais de esporte: não passar por uma drástica alteração de motor gráfico e de gameplay. Por melhor que suas partes funcionem, é "muito mais do mesmo". Se você já jogou ou viu análises e gameplays de F1 2018 e 2019, deve ter uma boa ideia de como será F1 2020.

Isso é perfeito para quem adorava a velha fórmula e só quer ter o jogo mais atualizado possível, com todos os pilotos e circuitos do ano. Para essas pessoas, F1 2020 é muito promissor e vai ajudar a matar a sede por automobilismo em tempos de coronavírus. Para os demais, se você não gostou dos jogos anteriores, não vai ser esse que vai mudar a sua ideia.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.