Pac-man é recriado por IA em aniversário de 40 anos

1 min de leitura
Imagem de: Pac-man é recriado por IA em aniversário de 40 anos
Imagem: Nvidia e Bandai Namco

O primeiro jogo do Pac-Man foi lançado em 22 de maio de 1980 e, para comemorar seus 40 anos de vida, a Bandai Namco e a NVIDIA colocaram uma inteligência artificial para recriar o jogo original do personagem. Você pode conferir o resultado no vídeo a seguir:

-

Para que a máquina conseguisse produzir o jogo com o máximo de fidelidade, os pesquisadores da NVIDIA botaram a inteligência artificial NVIDIA GameGAN para assistir a nada menos que 50 mil partidas do videogame.

Depois disso, ela começou a reconstruir o jogo sem ter acesso à engine original. Isso só foi possível porque a GameGAN é uma rede neural capaz de imitar motores gráficos de jogo fazendo uso de redes generativas adversariais, os tais GANs que lhe dão nome. Com uma rede discriminadora e outra geradora, o resultado impressiona pela fidelidade.

Essa nova versão de Pac-Man poderá ser jogada ainda em 2020 na AI Playground, e a GameGAN continua em desenvolvimento com o fim de acelerar o processos criativo dos desenvolvedores, além de desenvolver simulações para treinar máquinas autônomas, que podem aprender regras sem precisar de interações com o mundo de verdade.

O que você achou das novidades? Vai jogar um pouco de Pac-Man para comemorar o aniversário do lendário mascote? Conte para a gente nos comentários a seguir!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.