Twitch proíbe streams com músicas licenciadas após reclamações

1 min de leitura
Imagem de: Twitch proíbe streams com músicas licenciadas após reclamações
Imagem: Twitch

Receber notificações de DMCA não é exatamente novidade para streamers do YouTube, mas o terror começou a chegar ontem também aos usuários da Twitch, plataforma que recebeu uma gigantesca quantidade de reivindicações de direitos autorais pela primeira vez em sua história no dia 07 de junho.

DMCA, para quem não sabe, é uma sigla para Digital Millennium Copyright Act, lei aprovada em 1998 pelo então Presidente dos EUA Bill Clinton. Ela pauta todo o debate de licenças digitais na internet e garante às gravadoras amplos poderes para reivindicarem vídeos que possuem músicas de seu catálogo na internet, por exemplo. A Twitch se manifestou publicamente no Twitter sobre o episódio:



"Nesta semana, recebemos um grande número de pedidos de remoção de conteúdo que possuíam conteúdo musical entre 2017 e 2019. Se você não tiver certeza sobre possuir ou não os direitos de um áudio presente em suas transmissões passadas, aconselhamos a remoção dos clipes. Sabemos que muitos de vocês possuem grandes arquivos, e estamos trabalhando para tornar tudo mais fácil. Esta é a primeira vez que recebemos reclamações de DMCA em massa."

A maior complicação para streamers é que, caso seu canal receba três reivindicações, ele corre o risco de ser tirado permanentemente do ar. Assim, você só pode streamar músicas se possuir todos os direitos dela, com composições próprias ou músicas que foram licenciadas diretamente para você, como apontado nas regras atualizadas da plataforma:



De agora em diante, você não pode mais jogar ouvindo Spotify ou outros serviços similares, e precisa apagar qualquer segmento de gameplay embalado por músicas de bandas famosas em suas streams passadas. Você concorda com as regras da DMCA? Comente a seguir!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.