Half-Life 3 quase foi um rogue-lite gerado proceduralmente

1 min de leitura
Imagem de: Half-Life 3 quase foi um rogue-lite gerado proceduralmente
Imagem: Valve

Quem acompanha o noticiário de videogames há um bom tempo deve lembrar da eterna expectativa pelo anúncio de Half-Life 3. Ainda que este ano a Valve tenha lançado Half-Life Alyx em Realidade Virtual, diversas ideias passaram pela mesa do estúdio desde o lançamento de Half-Life 2: Episode 2 em 2007.

Uma delas aproveitaria o sucesso da franquia Left 4 Dead para criar uma aventura com alto fator replay focada em elementos de rogue-lite, e chegou a entrar em desenvolvimento lá em 2013 com grande foco na geração procedural de níveis. No jogo, a missão seria entrar em prédios aleatórios para salvar prisioneiros, com a história sendo contada entre as fases.

O mais curioso é que a ideia foi abandonada não por conflitos criativos internos, mas sim por dificuldades ao lidar com a Source Engine 2 da Valve, que estava atrapalhando o desenvolvimento por não contar com ferramentas de iluminação, salvamento de progresso e visibilidade limitada, o que não permitia esculpir tão bem as áreas de jogo.

Com isso, essa versão de Half-Life 3 foi cancelada, assim como um possível Left 4 Dead 3 e um RPG sem nome que ainda estava em fase conceitual, mas que buscava inspiração em Skyrim, Dark Souls e Monster Hunter. O mais curioso é que Half-Life Alyx foi no mínimo a sexta ideia de uma sequência para a série, e a única que conseguiu ser lançada.

Tudo isso foi revelado em Half-Life: Alyx Final Hours, um livro de história interativo feito por Geoff Keighley e já disponível no Steam. O que você achou dessas narrativas de bastidores? Gostaria de ter jogada uma versão ainda mais diferentona da franquia? Comente a seguir!


Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.