PS5: DualSense irá dar resposta tátil a efeitos sonoros de games

1 min de leitura
Imagem de: PS5: DualSense irá dar resposta tátil a efeitos sonoros de games
Imagem: https://www.playstation.com/pt-br/accessories/dualsense-wireless-controller/

Através de um relatório apresentando informações sobre a tecnologia empregada na fabricação e nos sensores do DualSense, a Sony informou que o controle do PlayStation 5 conseguirá transmitir respostas táteis ao jogador a partir do reconhecimento de efeitos sonoros in-game, gerando mais imersão e realismo ao usuário.

O recurso, conhecido como feedback háptico, surge como uma das grandes novidades do controle, sendo uma das funcionalidades dos kits de desenvolvimento distribuídos para os estúdios capaz de permitir utilizar os sensores para poder relacionar os efeitos de sons com as mais variadas ações em seus jogos. A tecnologia, segundo a Sony, ainda foi empregada com maior facilidade do que nas gerações de Dual Shock, dando maior liberdade às empresas para explorar diversas alternativas de feedback.

“Embora o DualSense permita experiências de jogo mais realistas, os criadores também precisarão de mais tempo e know-how para criar vibrações de alta qualidade”, diz o relatório. “O foco de nosso desenvolvimento era a tecnologia de rede neural profunda, mas o problema era que havia poucos estudos anteriores que aplicaram essa tecnologia ao sentido do tato, em vez de imagens e sons.”

Com vazamentos indicando que o DualSense poderá ter recursos de reconhecimento de jogador apenas pela forma que é segurado, o feedback háptico surge como uma das particularidades mais interessantes do controle e da nova geração de consoles da Sony, algo que certamente poderá ser explorado de diversas maneiras pelas desenvolvedoras.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.