Mergulhamos no novo thriller psicológico The Signifier

3 min de leitura
Imagem de: Mergulhamos no novo thriller psicológico The Signifier
Imagem: Raw Fury

O inconsciente humano, seus símbolos, sonhos e significados são alvo de estudo e debates calorosos há muito tempo, mas raramente vemos jogos dispostos a abordar o tema em toda a sua complexidade. The Signifier, o próximo grande lançamento Raw Fury, promete mudar esse cenário em uma aventura de mistério e suspense bastante promissora!

A convite da assessoria nacional do jogo, fomos convidados a participar de uma sessão exclusiva de hands-off diretamente com David Fenner, o roteirista e diretor criativo do projeto, que foi desenvolvido pelo estúdio chileno Playmestudio. Saiba tudo sobre ele na nossa prévia a seguir!

Símbolos e significados

A premissa de The Signifier é bem interessante, pois envolve uma tecnologia futurista que permite explorar as memórias das pessoas, inclusive as mortas, o que torna a ferramenta particularmente útil para a solução de assassinatos.

É aí que você entra no controle, por meio do protagonista Frederick Russell, um investigador recrutado diretamente pelo governo para solucionar uma morte sigilosa.

Logo no começo da demonstração, temos acesso ao caso de Johanna Kast, uma executiva cuja morte foi oficialmente considerada suicídio. Cabe a você descobrir a verdade navegando pela mente consciente e inconsciente da falecida Johanna. Após um rápido passeio pelo laboratório de trabalho de Frederick, inserimos as memórias da executiva em uma máquina e partimos direto para um "rolezinho" em sua mente.

Mais precisamente, vamos para o quarto onde ela foi encontrada morta. Ao andar pela recriação do cômodo, logo notamos que alguns objetos parecem destoar do restante, como se estivessem apresentando glitches. Texturas intencionalmente estouradas chamam a atenção do jogador e representam objetos dignos de ser investigados, uma espécie de “dica” apresentada pelo inconsciente, apontando que alguma coisa não está exatamente como deveria.

Ao interagir com esses objetos, você pode manipular um medidor no canto inferior da tela até conseguir calibrar a imagem e descobrir o que ele deveria representar. No primeiro enigma, por exemplo, você arrasta o medidor até perceber que ele emite as batidas de um relógio e então molda a imagem até aproximá-la o mais perto possível de um relógio de parede. Com isso, finalmente você pode andar até o relógio do quarto e abrir um novo caminho até a memória seguinte da vítima, que estava escondida por seu subconsciente.

Quem é "o sonhador"?

Mas de onde veio a ideia para trabalhar em um jogo tão diferente do habitual? Segundo o diretor David Fenner, “a psicanálise foi uma grande inspiração por si só, já que o próprio título The Signifier vem de um conceito lacaniano. O projeto evoluiu com a ideia de que, normalmente, mudar de perspectiva nos jogos não significa muita coisa. Mas nos sonhos, a perspectiva é tudo! Por exemplo, se você sonha com um acidente de carro, mas está na primeira pessoa, no volante, há um significado. Se você está no banco dos passageiros, quer dizer outra coisa. Se está vendo tudo de fora, muda totalmente. Então pensamos em abordar essa questão de perspectiva nos videogames.”

Silent Hill 2, o clássico jogo de terror da Konami, foi outra forte influência citada pelo diretor, que também disse ter-se inspirado nos filmes do cineasta Tarkovsky, além da literatura psicanalítica de Jung.  “Por um bom tempo de desenvolvimento a equipe era só eu”, revelou David, entre risos.

“Em outros momentos tivemos 4 pessoas, às vezes só 2, mas quando conseguimos o apoio da produtora, o time padrão subiu para um total de 10 pessoas, com direito a alguns freelancers que vão e vem para partes específicas do projeto. O jogo evoluiu a partir de duas demonstrações muito ruins até chegar nessa build funcional e acessível que vamos lançar”.

Com bons gráficos, excelente direção de arte, ótimas sacadas visuais e um conceito instigante em sua trama e gameplay, The Signifier parece digno de entrar nos radares de todos que buscam um bom thriller psicológico ou um jogo disposto a discutir psicanálise. Seu lançamento está marcado para 15 de outubro no PC, com download via GOG e Steam. O que você achou das ideias do The Signifier? Comente a seguir!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.