Programadores criam Game Boy que funciona sem bateria

1 min de leitura
Imagem de: Programadores criam Game Boy que funciona sem bateria
Imagem: https://gamerant.com/engage-game-boy-no-batteries/

Programadores holandeses conseguiram produzir uma espécie de "protótipo" de Game Boy que dispensa a utilização de baterias, funcionando apenas com base em energia solar e mecânica. O dispositivo, conhecido como Engage, possui um reconhecimento próprio de utilização que o permite ligar e desligar apenas quando está em uso, baseando-se em economia e utilização pontual do aparelho.

O portátil, que ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento, teve que abdicar de seus recursos sonoros devido ao consumo de muita energia, algo que impediria a utilização constante da fonte solar. Segundo os programadores, a energia aproveitada pelo equipamento permite que funcione por 10 segundos a cada toque de botão, desligando automaticamente caso entre em desuso.

Dessa forma, o contato com as teclas do Engage ativa um reconhecimento do sistema mecânico do dispositivo, que fornece, juntamente à luz, energia necessária para que o aparelho funcione constantemente. Apesar do desligamento automático, o protótipo de Game Boy possui uma bateria dentro dos cartuchos que é especializada em salvamento, então o progresso dentro do jogo não será perdido.

(Fonte: Jasper de Winkel/Reprodução)(Fonte: Jasper de Winkel/Reprodução)Fonte:  CanalTech 

O descanso de sua tela também irá processar de forma muito similar a um computador, resgatando rapidamente o último local que o jogador estava durante o game, após ser ligado.

Infelizmente, a ideia dos pesquisadores por trás do projeto não é revender o console, já que, como emula títulos de Game Boy lançados e licenciados pela Nintendo, poderia vir a enfrentar problemas envolvendo direitos de imagem. Apesar disso, o Engage será apresentado na UbiComp 2020 para divulgar a possibilidade de dispensar baterias em equipamentos eletrônicos de baixo custo.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.