Ligações Perigosas: nova série contará origem dos personagens do clássico

2 min de leitura
Imagem de: Ligações Perigosas: nova série contará origem dos personagens do clássico

"Ligações Perigosas", livro de Pierre Choderlos de Laclos, publicado com uma bela dose de escândalo na França do século XVIII, segue relevante nos dias de hoje. Prova disso é que o canal Starz, responsável por produzir e veicular séries como Outlander e American Gods, encomendou oito episódios inspirados nas desventuras sexuais da Marquesa de Merteuil e do Visconde de Valmont, personagens centrais do clássico.

A responsável por escrever o roteiro será Harriet Warner, que produziu o aguardado Tell Me Your Secrets para a TNT, além de ter sido uma das roteiristas de O Alienista e da conhecida Call The Midwife.

O livro é um romance epistolar, contado através da troca de correspondência entre os personagens, e acompanha a aristocracia francesa do século XVIII em uma trama de sedução e exploração da inocência. A marquesa e o visconde fazem uma aposta envolvendo a conquista da virgindade de uma jovem; caso vença, Valmont terá o corpo de Merteuil para si.

(Fonte: EW/Divulgação)

A série, porém, contará uma história anterior, mostrando a juventude dos dois personagens, inspirando-se em uma fala de Merteuil em uma das cartas de "Ligações Perigosas": "Nasci para vingar meu sexo e conquistar o seu; eu tive sucesso em inventar estratégias para fazer isso de um modo que antes de mim nunca foi concebido". Uma história de sedução e traição entre os ricos e poderosos na corte.

Colin Callender, um dos produtores-executivos, falou ao Deadline sobre a série: "Na reimaginação do mundo de 'Ligações Perigosas' feita por Harriet Warner, a personagem de Merteuil é colocada no centro do palco como uma mulher que aos poucos desafia o status quo das políticas sexuais, demandando prestação de contas, em especial para o abuso de poder sexual e privilégio masculinos. Depois do movimento #MeToo, as histórias sobre reclamar para si o poder feminino em um mundo em que mulheres são objetos da dominação masculina parecem bastante atuais e relevantes".

Falando um pouco sobre o tom da série, completou: "Esse rico drama de época tem em seu cerne jovens pessoas apaixonadas em um complexo mundo de promiscuidade, ambição e ansiedade por status — um mundo em que o abismo entre ricos e pobres está maior do que nunca. Poderia ser facilmente uma história na América moderna como é da Paris do século XVIII".

O livro já foi adaptado algumas vezes para o cinema. As mais importantes são Ligações Perigosas, de 1988, dirigido por Stephen Frears, com Glenn Close, John Malkovich, Michelle Pfeiffer, Uma Thurman e Keanu Reeves; Valmont — Uma História de Seduções, de 1989, dirigido por Milos Forman, com Colin Firth e Annette Bening; e a mais conhecida, Segundas Intenções, de 1999, dirigida por Roger Kumble, trocando a corte francesa pelos colégios particulares estadunidenses, com Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillippe, Selma Blair e Reese Witherspoon.

As filmagens acontecerão na República Tcheca, mas o elenco ainda não foi anunciado.

Este texto foi escrito por Luiz Gustavo Vilelavia nexperts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.