Apagão deixa 12 estados do Nordeste e Norte sem eletricidade

1 min de leitura
Imagem de: Apagão deixa 12 estados do Nordeste e Norte sem eletricidade
Imagem: gimi

Uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN), o sistema que integra toda a rede elétrica do país, ocasionou um apagão em 12 estados brasileiros na tarde de hoje (21). De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, todas as capitais dos nove estados do Nordeste ficaram sem energia elétrica na tarde de hoje, a partir das 15h48. Partes do Amazonas, do Pará e do Tocantins também foram afetadas.

De acordo com o Operador, houve um desligamento massivo de 18 mil megawatts do SIN nesta tarde, o que afetou majoritariamente cidades das regiões Nordeste e Norte. Ainda não se sabe, contudo, qual foi a causa dessa “perturbação” na rede elétrica nacional, mas a situação está sendo investigada.

Ainda não temos informações concretas sobre prazos para o reestabelecimento do fornecimento de eletricidade nas regiões afetadas, mas é possível que o apagão já esteja sendo mitigado nas principais cidades onde ocorreu. Confira a nota oficial do Operador Nacional do Sistema Elétrico sobre o ocorrido:

“Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional - SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento. Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste. Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. As causas de desligamento estão sendo investigadas”.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.