Microsoft bane emuladores de lojas do Windows 10 e do Xbox

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft bane emuladores de lojas do Windows 10 e do Xbox

Como alguns já devem saber, a Microsoft liberou o download manual do Windows 10 Creators Update, trazendo uma série de melhorias e mudanças para o seu sistema operacional. Porém, há grandes chances de que uma delas acabe fazendo algumas pessoas torcerem o nariz: a partir da instalação desse pacote, o Windows 10 e o Xbox One não vão mais oferecer acesso a emuladores.

Segundo informações que estão correndo a rede, após algumas mudanças em suas regras da Windows Store a empresa de Bill Gates passou a banir programas do gênero, mencionado que “aplicativos que emulam um video game não são permitidos em nenhum aparelho da família”. Essa informação foi revelada pelos criadores do NESBox, mas ainda não é possível encontrar nada que tenha sido publicado na rede pela Microsoft nesse sentido.

Games antigos de Mario no Xbox One? Sem chance

Ainda no que diz respeito à emulação, houve a menção de que os desenvolvedores que quiserem disponibilizar um game antigo no PC ou nos consoles dessa forma vão ter que encontrar outro caminho. Outro detalhe é que não está muito claro se tais regras se aplicam a todos os softwares ou apenas a jogos.

Os desenvolvedores que quiserem disponibilizar um game antigo no PC ou nos consoles dessa forma vão ter que encontrar outro caminho

Mais mudanças

Também houve a menção de que a lista geral de regras da Windows Store passou por algumas mudanças nos requerimentos associados à categoria “Gaming and Xbox”, sendo a principal delas o fato de que criadores que integram o ID@Xbox vão poder, em breve, publicar seus games diretamente nas lojas do Xbox ou do Windows 10 após pagar uma taxa única de US$ 100 ou menos como parte do Xbox Live Creators Program (anteriormente, era preciso enviar os títulos para aprovação da Microsoft).

Outro dado importante é que aqueles que quiserem publicar rapidamente um game online utilizando o Xbox Live Creators Program talvez precisem se readequar a alguns parâmetros, pois tal feito não vai permitir a jogatina entre plataformas – neste caso, ainda é preciso enviar o game para verificação no programa ID@Xbox, bem como seguir algumas diretrizes específicas e pagar as taxas necessárias.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.