Review: placa-mãe ASUS Z170M-PLUS/BR

9 min de leitura
Imagem de: Review: placa-mãe ASUS Z170M-PLUS/BR

Depois de reviews sobre produtos para computadores de tamanho avantajado, hoje trazemos uma análise focada em uma placa-mãe compacta.

Desta vez, testamos a placa-mãe ASUS Z170M-PLUS/BR, modelo que visa atender consumidores — incluindo jogadores — que buscam alto desempenho, mas não necessitam de muitos recursos.

Compatível com processadores Intel Skylake, esta placa fabricada no Brasil traz o chipset Z170 e foi preparada para trabalhar com placas de vídeo de alto desempenho, o mais recente padrão de memória (com suporte para módulos com overclocking) e dispositivos de armazenamento M.2.

Obviamente, todas as características citadas mostram que temos aqui uma placa para quem é muito exigente, mas, além dos recursos que focam exclusivamente em performance, a ASUS Z170M-PLUS/BR se destaca pela qualidade. Ela vem com componentes robustos, sistema de proteção especial e atenção excepcional na montagem. Inclusive, nós conferimos o processo de fabricação. Confira:

Especificações

Selo ASUS de cuidado visual

A ASUS é reconhecida por sua capacidade de desenvolver produtos de alta qualidade sem deixar a questão do design de lado. Isso se reflete em qualidade de acabamento, bem como em diferenciais que deixam as peças mais elegantes para o consumidor.

Com a ASUS Z170M-PLUS/BR não é diferente. Apesar de ser uma placa compacta e, portanto, enxuta em questão de recursos, esta peça se mostra bastante interessante para consumidores que prezam pelo cuidado visual.

A mescla de componentes em tons escuros (preto e cinza) e dourados garante uma combinação bem aprazível aos olhos. Não há nenhuma peça revestida a ouro, mas os tons metálicos enganam perfeitamente sem deixar a questão de funcionalidade de lado.

O capricho da fabricante em peças como os slots PCI-Express — que apresentam pequenos frisos nas laterais e formatos diferenciados — e nos dissipadores é algo que merece destaque. Os espaços para memórias pintados em pares também colaboram para a harmonia geral, bem como ajudam o consumidor a instalar os módulos sem precisar de manual.

A disponibilidade de conectores SATA em diferentes posições garante versatilidade para a instalação de vários componentes e facilita o manuseio independente do tipo de gabinete utilizado, ainda mais porque a placa é compacta.

Chipset preparado para tudo

Conforme o nome da própria placa sugere, o mais recente componente da Intel é um dos destaques desta placa-mãe. O chipset Z170 vem com tecnologias como Intel Turbo Boost 2.0, Intel Rapid Storage e Intel Smart Response, o que garante algumas das melhores novidades para quem busca alto desempenho.

Desenvolvido com processo de litografia de 22 nm, este modelo oferece suporte para até seis portas USB 3.0, seis dispositivos SATA 3.0, componente PCI Express e, claro, overclocking facilitado.

Os melhores processadores da Intel

Assim como as placas Deluxe e Maximus Ranger, a Z170M-PLUS/BR é versátil e foi projetada para trabalhar tanto com a sexta linha de processadores Intel Core quanto com chips das mais recentes séries Pentium e Celeron.

Os principais modelos compatíveis são os seguintes: Core i7-6700K, Core i7-6700, Core i7-6700T, Core i5-6600K, Core i5-6600, Core i5-6600T, Core i5-6500, Core i5-6500T, Core i5-6400, Core i5-6400T, Core i3-6320, Core i3-6300, Core i3-6300T, Core i3-6100 e Core i3-6100T. Vale consultar o site oficial da fabricante para ver outros produtos compatíveis.

A mais recente série de chips Intel é fabricada com processo de litografia de 14 nm, tem TDP máximo de 91 watts (para os modelos com o sufixo K), traz até 8 MB de memória cache L3 e pode rodar com frequências de até 4 GHz. Tais componentes são preparados para overclocking, o que é facilitado pelas tecnologias da ASUS Z170M-PLUS/BR.

Suporte para Memórias DDR4 com overclocking

Consumidores que buscam placas mais modernas certamente já pensam em produtos compatíveis com o mais recente padrão de memória RAM, uma vez que esse componente desempenha papel importante tanto para jogos quanto para tarefas do dia a dia.

Como esta placa-mãe apresenta um dos chipsets mais robustos de todos os tempos, já era de se esperar que ela teria suporte para módulos DDR4. No entanto, além de se sobressair por trabalhar com peças mais recentes, esta ASUS garante vantagem sobre muitas concorrentes ao operar com peças que são configuradas com overclocking de fábrica.

A ASUS Z170M-PLUS/BR apresenta quatro slots para memórias do tipo DDR4, sendo capaz de trabalhar com até 64 GB, ou seja, em uma instalação de quatro módulos de 16 GB. Graças ao chipset Z170, os componentes podem operar em modo dual-channel, configuração que entrega bom desempenho em tarefas que necessitam de mais banda de memória.

Para garantir performance elevada ao jogador ou ao profissional que busca extrair o máximo de sua máquina, a ASUS incluiu o suporte para componentes de altíssimo desempenho. Esta placa-mãe aceita memórias DDR4 com clock de até 3.466 MHz. Contudo, também é possível usar opções com frequências menores.

CrossFire de até quatro chips gráficos

A ASUS Z170M-PLUS não é a placa mais avançada para gamers, mas isso não significa que ela não possa ser uma excelente opção para jogadores. Considerando que o consumidor pode usar processadores desbloqueados e memória com overclocking, já era de se esperar que a ASUS incluiria recursos especiais para gráficos.

Esta placa conta com apenas dois slots PCI-Express x16 para instalação de placas de vídeo, o que na prática significa que o jogador pode usar duas peças em paralelo. Quando uma placa está instalada, a placa-mãe ativa o primeiro slot em modo x16. Ao usar duas placas, o primeiro continua em x16, mas o segundo funciona apenas em x4.

Dessa forma, a ASUS certifica o produto com compatibilidade para placas compatíveis com a tecnologia AMD CrossFire, com a possibilidade de usar uma configuração de até quatro chips (AMD Quad-GPU CrossFireX) em uma combinação de duas placas com dois processadores.

É valido notar que os slots ficam próximos um do outro, de modo que somente placas mais finas devem caber com facilidade. A instalação de duas placas largas é possível (ainda que seja preciso verificar as medidas), mas é importante tomar cuidado com a questão da refrigeração, já que a proximidade pode acabar atrapalhando a performance.

Sistema de áudio de altíssima qualidade

A ASUS sempre investe em boas soluções de áudio para suas placas, uma vez que nem todos os consumidores optam por placas dedicadas para processamento de som. A ASUS Z170M-PLUS/BR vem bem equipada nesse sentido. Apesar de não trazer o famoso processador de áudio SupremeFX, ela apresenta recursos sonoros de qualidade.

O componente aqui é o Realtek ALC887 que entrega oito canais de áudio de alta definição. Para alcançar a precisão na conversão dos sons, a fabricante utiliza um sistema de “escudo de áudio”, que garante alta precisão na separação dos canais e reduz interferências.

Para a boa transmissão dos sinais de áudio, a fabricante ainda separou vias dedicadas no circuito impresso, o que eleva a qualidade na saída de som. Assim como outros modelos da própria ASUS, esta placa conta com capacitores japoneses que entregam áudio de altíssima qualidade.

USB Type-C e armazenamento M.2

As novas placas-mãe das mais variadas marcas já estão trazendo o novo padrão USB para o consumidor, e é claro que as placas mais robustas da ASUS não ficaram de fora dessa moda.

Graças às capacidades do chipset Z170, a ASUS Z170M-PLUS apresenta, na parte traseira, o conector USB Type-C, que garante a compatibilidade com novos dispositivos de alta velocidade. Essa conexão pode trabalhar com produtos que usam até 3 A de corrente.

Sobre o armazenamento, vale destaque para a presença do conector M.2, que possibilita a instalação de componentes de altíssima velocidade. Com o uso do barramento PCI-Express de quatro vias (x4), o consumidor pode usar peças que transferem dados com taxas de até 32 Gb/s.

Testes de desempenho

Nós já testamos algumas placas com o chipset Z170, então testes de desempenho são bem úteis para averiguar a performance desta ASUS perante outros modelos concorrentes.

Para tanto, executamos os mesmos testes realizados previamente no processador Intel Core i7-6700K, o mais top da linha Skylake, a fim de verificar as capacidades da Z170M-PLUS.

Máquina utilizada nos testes

  • Sistema: Windows 10
  • CPU: Intel Core i7-6700K @ 4,00 GHz
  • Memória: 16 GB RAM Corsair DDR4 2.133 MHz
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 980
  • SSD: Intel 540 Series 480 GB
  • Fonte: Corsair AX1500i

PassMark

O PassMark Performance Test executa testes em todos os componentes do computador, medindo as capacidades da memória, do disco rígido, do processador, da placa de vídeo e, claro, da comunicação entre todos esses componentes com a placa-mãe. O resultado geral é uma média da pontuação de todos os itens do computador.

PCMark

O PCMark é focado em testes mistos, que simulam desde o uso mais tradicional de um computador, como navegação na internet, até a reprodução de filmes e outras tarefas. Nós utilizamos a verificação Creative Conventional para averiguar a performance da máquina.

MaxxMEM

O MaxxMEM é um aplicativo de testes que mede a velocidade da memória em situações diferentes: cópia, leitura e escrita. Esse benchmark é importante para medir a taxa de transferência da RAM e conferir como o controlador de memória se sai no dia a dia.

Cinebench

O Cinebench é um teste de benchmark que verifica as capacidades do computador na renderização de gráficos tridimensionais (usando a tecnologia OpenGL), bem como o poder de processamento do chip principal da máquina.

RealBench

Este benchmark da ASUS efetua uma série de testes práticos, simulando como a máquina se comporta no dia a dia. O RealBench analisa o poder do computador na hora da edição de imagens, codificação de vídeos, trabalho com OpenCL e execução de múltiplas tarefas. O resultado geral indica a capacidade da máquina em pontos.

Vale a pena?

A ASUS Z170M-PLUS/BR é uma excelente placa-mãe que já adota o novo chipset da Intel e oferece o que há de mais recente em tecnologia para o jogador. Com várias novidades que visam incrementar a experiência durante os games e as atividades do dia a dia, esta placa se mostra muito robusta para todas as tarefas.

O suporte para memórias com overclock de fábrica, dispositivos de armazenamento mais rápidos (compatíveis com o padrão M.2), áudio de alta qualidade e o novo padrão USB são algumas das tantas vantagens que ela oferece para o consumidor.

O preço médio desta placa fica entre R$ 700 e R$ 850, o que é um valor bastante justo considerando a proposta do produto e suas qualidades. Ela custa pouco mais do que placas com chipset H170 ou B150, que sabidamente são inferiores em recursos ao Z170.

Vale notar também que esta é uma placa para o consumidor que busca bom desempenho, mas não pretende realizar muitos upgrades de expansão, já que não se trata de uma versão indicada para SLI ou instalação de múltiplos componentes M.2.

Levando em conta essas questões, podemos dizer que a ASUS tem aqui uma das melhores opções do mercado. A ASUS Z170M-PLUS/BR dá todo o suporte para as principais novas tecnologias e agrada pelo tamanho compacto, sendo também recomendada para gabinetes menores. Ficamos satisfeitos com os resultados nos benchmarks e recomendamos a placa!

Você pode encontrar a ASUS Z170M-PLUS/BR nas seguintes lojas (valores consultados no dia 21 de setembro de 2016):

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.