Pesquisadores britânicos criam tela de smartphone quase inquebrável

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisadores britânicos criam tela de smartphone quase inquebrável

Embora isso não aconteça com todas as pessoas, você ao menos já deve ter ouvido relatos de alguém que derrubou um smartphone no chão e isso fez com que a tela do aparelho trincasse ou fosse totalmente destruída. Essa situação comum motivou um grupo de cientistas britânicos a criar um novo tipo de painel totalmente resistente a quedas que custa somente um quinto do necessário para criar as touchscreens atuais.

Entre os fatores mais importantes da descoberta é que, ao contrário de outras tecnologias que demoram a sair dos laboratórios, a novidade pode chegar ao mercado já em 2018. Caso a solução se popularize, ela tem o potencial de fazer com que o preço de smartphones, tablets e televisores inteligentes caia consideravelmente.

a novidade pode chegar ao mercado já em 2018

Os pesquisadores da Universidade de Sussex substituíram o óxido de índio e estanho — material caro usado atualmente — por uma solução híbrida de prata e grafeno, principal fator para a redução no preço de fabricação. A solução também é responsável pela formação de um novo material transparente e bastante flexível que não somente é mais resistente, mas também traz uma maior condutividade elétrica em relação aos displays convencionais.

“Cientistas tentam desenvolver a tempos um smartphone ou tablet com uma tela que não quebre ou de despedace mediante impactos e esse novo desenvolvimento pode tornar essa pesquisa em realidade”, afirmou Alan Dalton, professor de física experimental da Universidade de Sussex. Resta esperar para que tudo prossiga como o esperado e chegue em breve o dia em que derrubar um aparelho não signifique perder um investimento financeiro considerável.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.