Android 7.0 Nougat: confira todas as novidades do novo sistema operacional

5 min de leitura
Imagem de: Android 7.0 Nougat: confira todas as novidades do novo sistema operacional

Como publicamos mais cedo nesta segunda-feira (22), o Android 7.0 Nougat finalmente foi lançado para os consumidores — sendo antes disponibilizado apenas para desenvolvedores e Beta Testers.

Neste primeiro momento, o sistema operacional está sendo levado via OTA para os consumidores que possuem aparelhos da linha Nexus e tablets Pixel C — mas está prometido para outras fabricantes já nos próximos meses.

Mas o que há de novidade neste sistema operacional? Ainda existe algo que possam ser modificado nos sistemas portáteis? A verdade é que sim! E é exatamente isso que vamos mostrar nesta matéria. Confira quais são os grandes recursos que chegam aos smartphones Android a partir de agora.

Novas funções de produtividade e migração

Dois recursos que muitos consumidores já vinham pedindo há anos finalmente estão chegando ao sistema operacional da Google. Estamos falando do "split-screen', que pemite a utilização de dois softwares simultaneamente, e o modo "Quick-switch", que garante a troca rápida entre dois apps.

A Google trouxe também um "Modo Trabalho" para o sistema operacional. Com ele, os consumidores podem informar quais são os apps relacionados ao trabalho, para que seja possível desativar notificações e alertas durante o período de descanso.

Confira algumas das novas possibilidades que isso pode oferecer para os usuários do Android:

  • Navegação na internet ou uso de apps de mensagens sem desligar vídeos
  • Manter apps ativos mesmo após acessar notificações em um segundo aplicativo
  • Fazer a alternância na utilização de aplicativos sem acessar a barra de tarefas do smartphone

Outra novidade para quem odeia perder tempo é o novo sistema de backup e migração dos dados armazenados nos aparelhos. A partir de agora, os consumidores conseguem salvar mais configurações e predefinições no Android Backup, e isso pode ser resgatado com facilidade — mesmo em casos de troca de dispositivo.

Controle sobre as notificações

Agora é possível fazer o envio de mensagens diretamente pela notificação. OK, há alguns apps que já permitem esse tipo de interação, mas agora a novidade passa a ser integrada ao próprio Android. Isso deve possibilitar o envio de mensagens sem a necessidade de abrir os seus apps a todo instante.

Outras duas novidades bem legais relacionadas às notificações estão no controle e na exibição delas. Isso acontece porque os usuários agora podem pressionar as notificações para realizar a configuração de exibição a partir do próprio popup.

Além disso, a visualização promete ficar bem mais enxuta, uma vez que as novidades dos apps passam a ser exibidas de modo aglutinado.

Melhor aproveitamento de hardware

Desta vez, a Google promete que o Android vai rodar de um modo mais inteligente nos smartphones. Um dos grandes destaques para isso está no compilador JIT (just-in-time), que surge para fazer companhia ao método AOT (ahead-of-time) nos aparelhos.

Esse sistema mesclado promete acelerar processos de carregamentos dos aplicativos. Por quê?

  • A compilação JIT reduz o tempo de instalação de apps
  • Sem etapas de otimização, a atualização de apps também fica mais dinâmica
  • Redução no consumo de RAM torna o sistema mais leve e econômico
  • Há também menos espaço utilizado para o armazenamento de dados de aplicativos, uma vez que eles podem ser compilados em tempo de execução
  • O desempenho dos aparelhos é melhor, pois há menos recursos alocados a funções secundárias
  • A bateria também sofre menos, portanto tem maior autonomia

Outra novidade bem importante em relação à performance é a Vulkan API. De acordo com a desenvolvedora, essa plataforma deve permitir que os jogos sejam executados com gráficos 3D de alto nível, tendo ainda a exibição de conteúdos com mais suavidade e velocidade.

Economia de dados e bateria

Além de economizar bateria por causa da compilação reformulada, o Android Nougat garante que os consumidores vão ter menos gastos desnecessários de energia quando os aparelhos estiverem ociosos dentro do seu bolso.

Isso acontece por causa do Modo Doze, que faz a interpretação do seu aparelho para definir se os processos que estão em execução podem ser reduzidos, cancelados ou hibernados.

Economia de dados e bateria pode ser a chave do sucesso do Android Nougat

Para quem se preocupa com as franquias de dados, o modo Data Saver é a grande pedida. Com ele ativado (algo realizado manualmente), os aplicativos que estão em segundo plano se tornam incapazes de acessar dados de redes móveis — sendo limitados às redes WiFi.

Usabilidade do sistema

Um dos setores que mais receberam novidades foi o de usabilidade do Android. Isso vale desde as configurações de acesso rápido até informações de emergência que podem ser adicionadas pelos usuários.

Confira abaixo quais são as novidades:

  • Customização das "configurações rápidas"
  • Melhoria na navegação em configurações
  • Sugestões de configurações (informações de melhoria para os aparelhos)
  • "Limpar tudo" passa a permitir a desativação de todos os apps em segundo plano de uma só vez
  • Cadastro de informações de emergência
  • Wallpapers personalizados para telas de trabalho e bloqueio
  • Novos emojis Unicode 9 trazem outras figuras humanas, incluindo variações em tonalidades de pele

Mais opções de acessibilidade

A partir de agora, as opções de acessibilidade ficam disponíveis diretamente nas janelas habituais de configurações. Isso permite o controle de funcionalidades relacionadas a gestos, tamanho de fonte, modo de exibição de conteúdos e TalkBack com mais rapidez.

  • Tamanho de exibição: além de mudar o tamanho do texto, agora é possível aumentar ícones e imagens no SO
  • Mono output: para quem tem problemas de audição, o "mono output" permite que o áudio enviado para os dois lados do fone de ouvido seja o mesmo, combinando canais nas saídas
  • Narração de texto com velocidade variável: permite que os usuários mudem a velocidade da narração para ampliar a compreensão dos conteúdos

Segurança de alto nível

Novamente, a Google traz algumas soluções de segurança pensadas especialmente para facilitar a vida de todos os usuários de seu sistema operacional. Houve um grande esforço para melhorar as chaves de criptografia e privacidade.

Uma das promessas da desenvolvedora está em permitir atualizações sem costuras, realizadas em segundo plano e sem incomodar qualquer pessoa. Isso também está integrado ao Direct Boot, que traz mais velocidade à inicialização de processos — aplicando soluções de segurança antes mesmo de o smartphone ser ativado.

Também foi instalado um sistema de criptografia direta aos arquivos. Assim, os usuários do Android Nougat podem ter a garantia de que seus dados estão seguros e protegidos, pois há distinção até entre usuários em um mesmo dispositivo.

Agora é possível definir pastas específicas às quais os apps têm permissões de acesso

Outra novidade é a possibilidade de definir pastas específicas às quais os apps têm permissão de acesso — impedindo que o WhatsApp acesse as fotos do Twitter, por exemplo. Por fim, um sistema de reconhecimento facial foi reformulado para garantir mais velocidade no desbloqueio da tela.

Pronto para a realidade virtual

Como você já deve saber, o novo Android trouxe uma novidade alucinante: a plataforma Daydream. Ela deve encurtar distâncias entre desenvolvedores e consumidores, facilitando o desenvolvimento e também a distribuição de conteúdos voltados à realidade virtual.

Download já disponível

A Google já avisou que os aparelhos Nexus serão os primeiros a receber a nova versão do Android. A atualização será liberada por OTA a partir de hoje — mas há usuários que devem receber a novidade a partir das próximas semanas. Mesmo assim, algumas Factory Images já estão disponíveis. Confira abaixo quais são (vale lembrar que a instalação delas exige conhecimentos mais avançados):

.......

Quando será que a novidade vai estar disponível no seu smartphone?

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.