Airlander 10: dirigível de 90m de comprimento faz primeiro voo.... de novo

1 min de leitura
Imagem de: Airlander 10: dirigível de 90m de comprimento faz primeiro voo.... de novo

O Airlander 10 pode ser considerado o maior veículo aéreo do mundo. Ele possui 302 pés de ponta a ponta, o que significa pouco mais de 90 metros em uma gigantesca estrutura construída para voos longos e sustentáveis.

Utilizando gás hélio, o Airlander 10 deve permanecer nos céus por até 21 dias — permitindo que os voos sejam muito mais longos do que os de qualquer avião.

Para o transporte de carga, o veículo aéreo pode garantir até 10 toneladas — mas isso ainda não foi testado na prática. Por falar em testes, ontem o Airlander 10 ficou no ar por 20 minutos durante um teste realizado na Inglaterra.

O projeto foi criado originalmente pela Hybrid Air Vehicles (HAV) para as forças armadas dos Estados Unidos, mas os contratos não seguiram adiante. Por causa disso, a empresa comprou o protótipo de volta e seguiu no desenvolvimento do projeto. A HAV diz que pretende evoluir o sistema para que seja possível lançá-lo comercialmente em 2020.

Primeiro voo?

A HAV anunciou o voo de ontem — que atingiu 500 pés de altura e a velocidade de 35 nós (64 km/h) – como sendo o primeiro voo do Airlander 10, mas esse assunto é um pouco controverso. No ano passado, já havia sido realizado um voo de testes, e em 2009 a mesma coisa tinha ocorrido.

Quando será o próximo primeiro voo do Airlander 10?

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.