Carro autônomo da Volvo Cars chega às ruas brasileiras – e é lindão

3 min de leitura
Imagem de: Carro autônomo da Volvo Cars chega às ruas brasileiras – e é lindão

Eis uma bela novidade aos entusiastas de plantão. Pela primeira vez no país, a Volvo Cars realizou demonstrações do veículo de teste do projeto Drive Me, que tem como objetivo tornar a marca líder em condução autônoma e pioneira na produção de veículos com essa tecnologia. O modelo é parte de um grande programa que prevê 100 veículos autônomos rodando com consumidores em Gotemburgo, na Suécia, em 2017.

Jorge Mussi, diretor de assuntos governamentais e serviços ao cliente da Volvo Cars do Brasil, conduziu o carro nas demonstrações e ressaltou a qualidade do automóvel. “Com o carro autônomo, o motorista terá a liberdade de decidir se quer dirigir ou fazer outra coisa nesse tempo atrás do volante, como acessar a internet ou responder mensagens no celular com toda a segurança possível”, explicou.

O veículo de condução autônoma traz claras vantagens para o condutor e para a sociedade. A Volvo Cars quer contribuir com a mobilidade urbana das cidades através da redução de acidentes e melhoria do fluxo de trânsito, reduzindo os congestionamentos. O veículo de condução autônoma é também um grande aliado do meio ambiente, pois consome menos combustível e emite menos poluentes, melhorando a qualidade do ar.

O que é o projeto Drive Me?

Com o projeto, a Volvo Cars quer estender as vantagens para a sociedade, os hábitos e as necessidades dos clientes e as possibilidades técnicas de adoção da tecnologia de condução autônoma, de forma a moldar uma mobilidade sustentável no futuro.

A meta para 2017 é que os consumidores dirijam 100 carros em condições reais de uso por cerca de 50 km em vias selecionadas no entorno de Gotemburgo, na Suécia. Essas ruas trazem as típicas condições de vias, com estradas e cruzamentos.

“Tornar a cidade-sede da Volvo Cars, Gotemburgo, a primeira área no mundo para carros autônomos rodarem em condições de uso normal demonstra nossa liderança tecnológica e a dedicação da Suécia em ser pioneira na integração de carros autônomos”, explica Erik Coelingh, especialista técnico da Volvo Cars.

O que torna o projeto Drive Me único é o fato de ele envolver todos os pilares da cadeia na Suécia: legisladores, autoridades de transporte, prefeitura, fabricante do veículo e consumidores reais.

Benefícios para o condutor e a sociedade

A condução em modo autônomo abre espaço para que o motorista decida como melhor utilizar seu tempo ao volante, afinal de contas, ele pode se concentrar em outra atividade, como ler seus e-mails e mensagens recebidas, conectar-se às redes sociais ou ainda relaxar com toda segurança. “A condução autônoma permitirá que as pessoas otimizem o tempo gasto em engarrafamentos de forma segura”, afirma Jorge Mussi.

"Quando consideramos o assento do motorista como um símbolo de liberdade e mobilidade, temos de priorizar a conectividade e a segurança desses futuros condutores. A condução autônoma torna isso uma realidade”, completou.

Entre os potenciais benefícios para a sociedade estão a redução de acidentes e de congestionamentos, menos poluição e uso mais eficiente das vias, entre outras vantagens. Esse projeto destina-se a assumir os aspectos gerais da mobilidade futura por proporcionar o bem-estar público, melhorar a mobilidade, reduzir a poluição, o número de mortes e feridos no trânsito.

GPS de alta resolução e a tecnologia Autopilot

O carro autônomo também permite repensar o modelo viário, com faixas mais estreitas, já que o carro autônomo usa um GPS de alta resolução e pode utilizar locais de estacionamento remoto fora da cidade que não precisam de interação humana.  Outro benefício é a redução dos congestionamentos, uma vez que o carro permite a redução do espaço entre os carros de forma segura, contribuindo significativamente na melhora do fluxo de trânsito e no aumento da velocidade média dos automóveis.

O automóvel vem todo equipado com sensores especiais – radares, câmera e “lidars” (radares a laser). O veículo utiliza a tecnologia Autopilot de condução autônoma, que controla volante, freios e acelerador de acordo com as condições de trânsito.

“O carro apresentado no Brasil está apto a andar seguindo as faixas, adaptando-se à velocidade do trânsito e interagindo com os outros veículos por conta própria. Trazer esse carro para o país é a possibilidade de mostrar uma das várias tecnologias futuras da Volvo Cars que já estão se tornando realidade”, concluiu Jorge.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.