Após significativa modernização no sistema de telecomunicações no Brasil, iniciada na década de 1990, a última onda acerca de telefonia é a voz sobre IP (VoIP), que permite a transmissão da voz utilizando a internet e baseada no protocolo de internet (IP). Apesar de existir a algum tempo, este tipo de serviço se tornou popular a partir do lançamento (2003) e da grande utilização do Skype, primeiro programa que permitiu a comunicação gratuita entre seus usuário, através do de VoIP.

Nos últimos tempos, outros serviços semelhantes têm surgido e feito muito sucesso, alguns inclusive sendo apontados como grande concorrente ao “hegemônico” Skype, como o Gizmo e o brasileiro Tribo. O Baixaki disponibiliza para vocês uma breve comparação quanto a tarifação exercida por cada um destes programas:

Tabela comparativa de valores de tarifas dos programas de VoIP Gizmo, Skype e Tribo


1 – Preços válidos para minuto de ligação a partir do estado do Rio de Janeiro.
2 – Preços válidos para minuto de ligação a partir do estado de São Paulo.
3 – Preços válidos para minuto de ligação a partir dos demais estados do Brasil.
* O Skype possui ainda uma tarifa única para conexão de R$ 0,09, ou seja, você gastará este valor a cada vez que fizer uma ligação para um telefone fixo ou móvel através deste programa.


É importante ressaltar que os créditos devem ser adquiridos no site de cada um dos programas. Após fazer o download deles aqui no Baixaki, acesse o site do Gizmo Project, do Skype Limited e da Tribo Comunicações para fazer a aquisição dos créditos necessários. Lembrando mais uma vez que as ligações feitas para os usuários dos mesmos programas é feita de forma gratuita. Estes valores somente se aplicam para ligações externas, para telefone fixo ou móvel.

Qual dos três é melhor?

GizmoÉ difícil falar em qual dos três é melhor, visto que eles oferecem serviços muito semelhantes e também que o que alguns usuários avaliariam como ponto positivo outros podem ver nisso justamente a falha que faz não valer a pena utilizar certo programa. O que se pode dizer é um pouco sobre a funcionalidade, a praticidade e a interface de cada um deles.

O Gizmo é um programa simples, muito semelhante com as versões antigas do Skype, porém com algumas possibilidades simples como a de escolher o som a ser tocado quando alguém liga para você. Possui controle de chamadas e uma interface fácil de se localizar. Aqui o cadastro é realizado de maneira simples e rápida.

TriboO Skype, em sua última versão, mudou um pouco a parte visual e ganhou mais funcionalidade, melhorando também a sua função de mensageiro instantâneo, facilitando mais o gerenciamento das janelas do prorgrama. Sem dúvida nenhuma o que menos complica na hora do usuário criar uma conta.

Por fim, o Tribo, que também se assemelha às versões antigas do Skype, possui também uma interface intuitiva, com botões bem distribuídos e tudo fácil de se localizar. Apesar de ter um processe de cadastramento um pouco mais complicado, é necessário informar endereço, telefone e CPF (CNPJ, no caso de Pessoa Jurídica), este programa dá ao usuário recém-cadastrado R$ 0,48 de bônus, que equivalem a 3 minutos de ligações para telefone fixo.

VoIP e os celulares 3G


SkypeA terceira geração de padrões e tecnologias dos telefones celulares, popularmente conhecida apenas como 3G, trás consigo inúmeras possibilidades de utilização de telefones móveis por parte dos usuários. Além de aspectos técnicos quanto ao aumento do suporte de clientes, especialmente em áreas urbanas, esta tecnologia pretende facilitar o acesso a serviços como redes de televisão e internet banda larga através de aparelhos celulares cada vez mais sofisticados.

Essa nova geração tecnológica somada ao VoIP, pode acabar gerando um grande benefício aos usuários dos dois serviços. Com o acesso a internet em alta velocidade a partir do telefone móvel se tornando cada vez mais comum – e barato – chegará um momento em que conectar-se à rede e fazer ligações através de programas como o Gizmo, o Skype e o Tribo, será melhor e mais barato que utilizar o serviço prestado pela empresa de telefonia.

Cupons de desconto TecMundo: