Cuidado: novo golpe usa 'WhatsApp' para instalar vírus

1 min de leitura
Imagem de: Cuidado: novo golpe usa 'WhatsApp' para instalar vírus

Nós já sabemos que o WhatsApp é uma marca muito utilizada por criminosos para infectar milhões de computadores. Então, fique com a atenção redobrada. Como dizem, há um "novo golpe na praça".

Quem descobriu o ato malicioso e está alertando os navegantes são os pesquisadores da ESET Antivírus. Segundo a empresa, uma pessoa recebe um email que promete instalar o WhatsApp no Windows. Então, é fornecido um link que faz o download de um trojan — e este é um malware que rouba dados bancários presentes no computador infectado.

O arquivo em questão é chamado de "WhatsAppInstall.exe", um nome que pode confundir pessoas que não estão acostumadas a lidar com ameaças na internet. A sua aplicação maliciosa foi identificada como "Win32/TrojanDownloader.VB.QRM".

Após feito o download do programa nocivo, ele se conecta à internet e baixa o software "Win32/Spy.Banker.ABOD", que tem como único objetivo roubar as suas credenciais bancárias no momento em que você inseri-las em qualquer site de banco.

Como já citado muitas vezes aqui no TecMundo, o WhatsApp é livre e gratuito para utilizar no computador por meio do navegador — não é necessário qualquer tipo de download. Também não clique em links ou acesse sites de fontes duvidosas para não correr riscos. Caso você queira acessar o WhatsApp Web, clique aqui.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.