Os 7 mais famosos vírus de computador da história

2 min de leitura
Imagem de: Os 7 mais famosos vírus de computador da história

(Fonte da imagem: iStock)

Vírus digitais são quase tão velhos quanto os próprios computadores. Atualmente, milhões e milhões deles se espalham pela internet, cada um com sua característica peculiar. Mas enquanto a maioria passa despercebida, alguns conseguem chamar a atenção em sua época por serem especialmente devastadores, perigosos ou simplesmente engraçados.

Por isso, o pessoal do Gizmodo fez uma lista com alguns dos mais famosos vírus de seu tempo. Junto deles, há também uma imagem do próprio código que gerou o programa malicioso – apenas recomendamos que você não tente reproduzi-los em sua máquina.

Jerusalem (1987)

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Um dos primeiros vírus realmente devastadores para MS-DOS, o Jerusalem estava programado para deletar todos os arquivos de programas no disco-rígido do computador infectado em uma sexta-feira 13 – motivo pelo qual ganhou o apelido “Friday 13th” – em nome de “AL AH” (percebe a piadinha aí?). Uma vez que ele se espalhou por diversos países, universidades, instituições e companhias importantes, você deve imaginar o estrago que causou.

Morris (1988)

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

O primeiro worm de internet foi resultado de uma pequena falha de código, que acidentalmente espalhou milhões de cópias de si mesmo para mais de 6 mil computadores pelo mundo – incluindo até mesmo alguns aparelhos da NASA. O vírus paralisou diversas redes, resultando em quase 100 milhões de dólares em prejuízos.

Chernobyl (1998)

Um dos vírus mais famosos da história, o Chernobyl causava estragos enormes e permanentes no PC infectado. Isso porque além de apagar os dados da máquina por completo, o software reescrevia a BIOS da máquina para poder se manter dentro do computador – assim, o programa voltava a infernizar você mesmo após formatar o sistema.

I Love You/Lovebug/Loveletter Virus (2000)

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Disfarçado de uma carta de amor eletrônica (o que conferiu a ele os diversos apelidos acima), o Lovebug mandava um email com o título “EUAMOVOCÊ”, pedindo que você abrisse o arquivo anexo LOVE-LETTER-FOR-YOU.TXT.vbs para ver uma declaração de amor. Abrindo-o, o programa deletava todas as imagens JPEG ou JPG em seu PC.

The Code Red Worm (2001)

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Causando um prejuízo estimado em 2 bilhões de dólares, o vírus infectou dezenas de milhares de servidores rodando o Windows NT e Windows 2000. Quando ativado, o programa fazia com que as páginas daqueles servidores exibissem o aviso “Haqueado por chineses!” no lugar do conteúdo normal.

Conficker (2008)

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

O nome do vírus já diz tudo: uma junção dos termos “Configuration” (“Configuração”) e “Ficker” (um termo chulo para “Ferrar”, em alemão), o Conficker bagunçava todas as configurações de um computador infectado.

Stuxnet (2009-2010)

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

O Stuxnet é um vírus famoso da atualidade, e já teve seu espaço em outras matérias do Tecmundo. O programa foi originalmente projetado pelos governos norte-americano e israelense como um superworm que atacaria os sistemas de instalações nucleares iranianas. No entanto, é claro que alguém tinha que cometer o erro de espalhá-lo acidentalmente além de seus alvos.

.....

É claro que esses são apenas alguns deles. Que outros malwares famosos você conhece? Deixe sua contribuição nos comentários.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.