Avatar do autor

TecMundo

youtube

65 mil visualizações • há 3 anos

6 programas que todo mundo usava para baixar música

6 programas para baixar músicas que todo mundo usava
1. Napster
Claro que a gente abre a lista com o pioneiro. O Napster foi criado em 1999, quando compartilhar e baixar arquivos em P2P tava longe de ser moda. Os criadores são Shawn Fanning e seu tio, John, além de Sean Parker. O Sean você deve conhecer pela interpretação de Justin Timberlake no filme “A Rede Social”, sobre o Facebook.
O programa se popularizou por causa da troca de músicas em MP3 com uma interface bem simples. Mas claro que os artistas ficaram furiosos, e o Metallica foi o primeiro a processar o Napster, com vários outros músicos seguindo o mesmo caminho.
A versão original fechou as portas em 2001, mas em 2008 os direitos da marca começaram a circular e o serviço voltou de forma legalizada. Ele existe até hoje como plataforma de streaming, mas não chega nem perto da fama anterior.
2. KaZaA
Com o nome estilizado em letras maiúsculas e minúsculas, o KaZaA é outro caso de sucesso. Ele pegou carona no fim do Napster em 2001 e se popularizou inclusive no Brasil.
Ele nasceu na Estônia e logo foi vendido pra Sharman Networks, uma companhia que também foi dona do Skype. O Kazaa nunca parou de receber processos judiciais de artistas e era muito criticado por abrigar malwares e instalar barras de ferramentas sem permissão.
O programa ainda absorveu toda a base de usuários do Morpheus, outro software da área, e durou bastante tempo. Ele até tentou entrar pro mercado legal e virar um serviço de streaming, mas fechou as portas em 2012.
3. eMule
Esse é outro clássico! O eMule nasceu em 2002 como um sucessor pro eDonkey e tinha um ícone super simpático. O criador é um hoje empresário alemão que atendia pelo apelido de Merkur.
Ele era famoso por ter conteúdos mais raros e um sistema de crédito, que bonificava os uploaders mais frequentes com velocidade e lugares melhores na fila de downloads. O eMule não acabou oficialmente, mas não funciona direito. Ele ainda é usado de forma super limitada em alguns países.
4. Ares
O Ares Galaxy também teve seus minutos de fama. Ele é de 2002 e tem muitos fãs até hoje, que juram que ele era o mais rápido pra downloads. A proteção por firewalls e a ausência de malwares também eram feitos bastante elogiados na época de ouro. Hoje em dia, o Ares mudou de mercado e aposta em torrents e na transmissão de rádios online.
5. LimeWire
Com o ícone de um limão cortado ao meio, o LimeWire foi lançado em maio de 2000. Ele tinha uma versão grátis e a outra Pro, com downloads mais rápidos e buscas mais precisas.
A versão original foi descontinuada após muitos processos da indústria da música. Alguns fãs lançaram várias versões alternativas ou ainda usam builds antigas do programa que funcionam, mas elas são totalmente ilegais e nada seguras.
6. SoulSeek
O SoulSeek é um programa menos famoso, mas que tem a base mais fiel de fãs. Ele foi criado ainda em meados de 2000 por um ex-programador do Napster e funciona de forma diferente dos demais.
Um dos recursos mais elogiados era a possibilidade de vasculhar as pastas de músicas dos seus contatos ou de desconhecidos, praticamente conhecendo o gosto deles enquanto buscava o que baixar.
O SoulSeek jura que não autoriza veiculação de arquivos com direitos autorais e até ficou famoso por espalhar artistas independentes e criar uma comunidade. Ele ainda pode ser baixado, mas sem tantos arquivos ou a glória do passado.
Menção honrosa: Grooveshark
E vale faz uma menção honrosa ao player online Grooveshark. Ele é mais recente e nasceu em 2006, pegando carona num mercado de streaming que mal existia na época. Muitos artistas independentes fizeram fama lá, já que qualquer um podia postar áudios organizados em playlists.
Só que também rolava muita pirataria por lá e os grandes estúdios como Sony, Universal e Warner logo bateram na porta do tubarão com os processos. Por não arcar com os custos das multas, o Grooveshark fechou em definitivo em 2015.


#[Tipo: Lista]

CRÉDITOS
Texto: Nilton Kleina
Narração: Danilo Amoroso
Edição de vídeo: Natália Moraes
Arte da thumb:

Já conhece os produtos do Tecmundo Descontos?
Temos de comparador de celulares até plugin para Chrome que facilita sua vida na busca de uma oferta especial.

Comparador de Celulares - https://goo.gl/TvppWw
Plugin - https://goo.gl/Wz7wLm
Grupo de descontos - https://goo.gl/eRBJkI

PROGRAMAÇÃO DO TECMUNDO

Segundas:
14h - Produto
17h - Hoje no Tecmundo
18h30 - Drops

Terças:
11h - Lista/Reportagem Especial
14h - Produto
17h - Hoje no Tecmundo
18h30 - Drops

Quartas:
14h - Produto
17h - Hoje no Tecmundo
18h30 - Drops

Quintas:
11h - Tecmundo Explica (animação)
14h - Produto
17h - Hoje no Tecmundo
18h30 - Drops

Sextas:
11h - Melhores Apps
14h - Produto
17h - Hoje no Tecmundo
18h30 - Drops

::http://www.tecmundo.com.br
::http://www.baixaki.com.br

Categorias

Comentários

Conteúdo disponível somente online