Análise: Levitron Revolution EZ Float [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Análise: Levitron Revolution EZ Float [vídeo]

O efeito da levitação é de encher os olhos. Hoje, graças a brinquedos como o Levitron, é possível curtir diferentes objetos decorativos como se estivessem pairando no ar. O Tecmundo testou o Revolution EZ Float, fabricado pela Fascinations. Fique ligado para saber mais sobre o fenômeno e sobre como funciona o brinquedo.

O que é o Levitron

Levitron é o nome de um brinquedo que demonstra o fenômeno da levitação magnética, exibindo na prática como é possível levitar um ímã em rotação acima de um campo magnético potente e fixo. Para conseguir tal feito, o brinquedo equilibra a gravidade (que puxa o ímã para baixo) com o magnetismo (que o empurra para cima). Para que seja estável, o giro não pode ser muito rápido nem muito lento.

O Revolution EZ Float

Há vários modelos de Levitron. O que nós testamos é o Revolution EZ Float, fabricado pela Fascinations. A proposta deste modelo específico é a de que você pode levitar diferentes objetos, o que é possível porque o ímã que gira tem o formato de disco e funciona como um suporte que aguenta até pouco mais de 300 gramas.

De quebra, o Revolution EZ Float tem quatro LEDs que dão um efeito muito bacana ao que é levitado. As luzes também servem para ajudar você a alinhar o disco magnético com a base do Levitron, o que é necessário para o funcionamento correto do brinquedo.

O Revolution EZ Float é composto por uma base quadrangular cujos lados têm 10,2 cm. A altura dela é de 2 cm. O kit também inclui uma plataforma magnética de 5 cm de diâmetro, além de um adaptador para ligar a base na tomada.

Levitar exige prática

Primeiro, deve-se ligar a base na tomada. Neste momento, os LEDs nos cantos dela se acendem. Então, é necessário posicionar o disco magnético em um ponto exato no ar, o que exige prática e perfeccionismo.

A melhor maneira para fazer isso é segurar o ímã com as duas mãos e no centro da base, a uma altura em que seja possível sentir a força magnética. É um momento bastante delicado, pois o magnetismo é bastante forte, podendo puxar o ímã com muita força — o que ocasiona riscos e batidas na base.

Os LEDs do Revolution EZ Float ajudam neste momento. As luzes indicam quando a força magnética está centralizada. Portanto, quando todas elas estão acesas, significa que o ímã está no ponto exato de equilíbrio e que é possível soltá-lo lentamente para começar a curtir o efeito. Pode ser que algum LED comece a piscar mesmo com o ímã flutuando. Ainda assim, é possível fazer pequenos ajustes no posicionamento com toques sutis nele.

Cada tentativa de posicioná-lo não pode demorar mais do que 10 segundos. É normal ter dificuldade no começo, mas o sistema de LEDs é uma sacada muito boa deste modelo, pois, além do efeito de luz, ajuda bastante a dominar o preparo do brinquedo.

Os componentes eletrônicos da base podem esquentar durante o preparo da levitação. Por isso, este modelo tem um sensor de temperatura que vai automaticamente desligar as quatro luzes caso a base esquente demais.

Use sua criatividade

Depois que o ímã está posicionado e girando, é hora da sua criatividade entrar em ação. Você pode colocar o objeto que quiser, desde que ele não tenha mais do que 300 gramas e também não tenha muito ferro. De acordo com a Fascinations, objetos assim não podem ser levitados, pois eles alteram o campo magnético do sistema.

Conclusões

O efeito que o Levitron Revolution EZ Float é capaz de proporcionar é incrível. A levitação por si só já chama a atenção de qualquer pessoa, que com certeza vai se perguntar como isso é possível. Além disso, os LEDs deixam o efeito ainda mais impactante, especialmente em um ambiente com pouca luz.

Outro ponto positivo é que este Levitron não se restringe a um ímã, como é comum em várias versões do brinquedo. Como ele funciona como um suporte, você pode pensar em levitar diferentes objetos, para que fiquem à mostra de um jeito muito curioso e chamativo.

No entanto, o limite de peso pode ser um problema. É possível colocar vários enfeites, mas com certeza qualquer um é tentado a pôr algo mais pesado do que este Levitron aguenta, e então bate a frustração com o modelo.

Outro problema são os riscos e até alguns amassados que com certeza se formarão na base com o tempo. O impacto do ímã é muito forte quando não se consegue atingir o ponto ideal de levitação. Como agravante, o pacote que adquirimos não inclui nenhum tipo de proteção.

O Levitron Revolution EZ Float custa US$ 99. Para adquirir um no Brasil, o jeito é importar ou recorrer a sites de compra e venda, e então o preço pode subir e muito, o que é uma pena, já que o brinquedo é muito divertido e realmente impactante. A pergunta principal é: vale a pena gastar tudo isso? Certamente alguns acharão absurdo, mas outros com certeza acham que vale a pena.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.