Água mole em pedra dura: jatos em alta pressão desenham até em metal

1 min de leitura
Imagem de: Água mole em pedra dura: jatos em alta pressão desenham até em metal

O ditado é antigo, todo mundo conhece, mas pouca gente já viu o efeito real: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. O poder do elemento fundamental para a vida na Terra geralmente é visto em coisas grandes ou ações a longo prazo, como a força das marés, de correntezas que giram geradores de energia elétrica, a corrosão de estruturas naturais pelo efeito da chuva e até catástrofes causadas por enchentes.

Aqui, toda essa força é aplicada em um ponto bem pequeno através de uma máquina que serve para cortar chapas de metal com um jato d’água ultrapressurizado. As imagens vistas no vídeo acima são impressionantes: podemos ver o feixe atravessando uma placa de alumínio de 12 mm como se fosse uma faca quente cortando manteiga.

Poder e precisão

E mais: os cortes feitos no metal são de uma precisão absurda, sendo possível produzir peças inteiras a partir da placa do material apenas com os cortes feitos com o jato de alta pressão, como a hélice produzida no vídeo. A máquina é fabricada pela empresa polonesa Kimla e leva o nome de Waterjet Streamcut. Alguns modelos podem ser encontrados no site da companhia, que também afirma que os custos desse processo são muito mais baratos que outros mais populares, como os que usam laser. Confira mais imagens incríveis do funcionamento desse sistema:

Placas de metal são cortadas com precisão por jatos d'água em altíssima pressão. Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.