Ao longo dos últimos 85 anos, a referência visual que nós temos de Plutão se transformou lentamente. De um simples borrão cinza, registrado em um par de fotografias tiradas em 1930 pelo astrônomo americano Clyde Tombaugh, a diversos frames tirados em alta resolução, com direito a closes na superfície do planeta anão.

O vídeo que você confere acima, criado pelo canal de YouTube SpaceSciNewsroom, junta as mais relevantes imagens já feitas do planeta anão em uma bela sequência animada. Apesar de que, para muitos, o corpo celeste com o nome do deus romano do submundo vai continuar sendo para sempre o nono planeta de nosso Sistema Solar, não importando o que afirmam os estudiosos.

O primeiro frame na sequência é uma ampliação digital de uma das fotos feitas por Tombaugh nos anos 30, enquanto as demais mostram registros feitos pelo telescópio Hubble durante o início da década de 90. O final do vídeo já mostra as imagens em alta resolução feitas recentemente pela sonda New Horizons e o close da superfície do longínquo e gelado corpo celeste.

Cupons de desconto TecMundo: