Erro 404: os melhores memes de 2010

8 min de leitura
Imagem de: Erro 404: os melhores memes de 2010

“Isso é uma put@ falta de sacanagem!”. Provavelmente você já se pegou dizendo esta frase, mesmo que não entenda exatamente seu sentido, nem sua origem. Tudo culpa dos memes, conteúdos que surgem do nada e viram uma verdadeira febre, mudando nosso comportamento e jeito de falar.

Mais do que fugir desses elementos novos, é preciso aceitá-los e aprender a conviver com eles. A não ser, claro, que você queira viver “forever alone” e ser o único da turma que não decorou a melodia inebriante do já clássico “Trololo”.

Memes são os melhores exemplos de como a internet assimila e modifica conteúdos. Quando parece que um deles está morrendo, logo surge uma nova interpretação que revive o fenômeno. Antes que alguém me chame de Cláudia e me mande “sentar lá”, segue abaixo a lista dos 10 melhores memes de 2010.

FUUUUUUUU e Forever Alone

O computador travou bem quando você estava quase derrotando um chefe difícil em um jogo, aquela compra online não deu certo ou você perdeu o telefone daquela gatinha com quem conversava no MSN? Nessa hora, a única reação é gritar um “FUUUUUUUU” desesperado antes de pensar em qualquer outra coisa.

Fonte da imagem: Fuuuuuuu Zone

Já o “Forever Alone” é uma reação para aqueles momentos em que a solidão bate forte e se percebe a dura realidade – as pessoas não vão muito com sua cara. Mas não tema, ao menos você (e sua solidão) vão servir para divertir milhares de pessoas na internet. Veja bem, isso pode até servir para arranjar alguns amigos e sair deste estado de abandono.

Fonte da imagem: Forever Alone Blog

Tanto o “FUUUUUUUU” quanto o “Forever Alone” possuem diversos nomes na rede, uns mais ou menos consagrados. Porém, todos seguem a mesma lógica: uma tirinha em que a imagem final é destes memes, que representam muito bem a sensação de frustração ou abandono mostrada.

Nossa, é tão intenso!

Efeito de drogas ou simplesmente uma empolgação pouco vista com a natureza? Tanto faz, o que importa é que a empolgação de Paul Vasquez com um arco-íris foi responsável por um dos vídeos mais engraçados de 2010.

O meme ficou tão popular que é fácil encontrar camisetas e canecas com o popular “Double Rainbow”. Mas quem se deu bem mesmo foi o autor, que conseguiu um contrato com a Microsoft e virou o garoto propaganda do Windows Live Galery.

A família Restart não desiste nunca

Um pocket show desastroso da banda Restart rendeu muito mais que a decepção de seus fãs. Em meio aos protestos de quem esperou horas na fila e não conseguiu entrar, uma frase emocionada se destacou: “isso é uma put@ falta de sacanagem”.

Também, pudera, tinha gente que nem tinha pulseira e queria entrar! Os protestos foram pesados, incluindo gente “xingando muito no Twitter”. Apesar de quase ninguém mais lembrar o contexto em que tudo aconteceu, essas são frases que foram além de sua origem. Hoje, a popularidade delas é tanta que falar que algo é “muita sacanagem” até parece errado.

Ritmo contagiante

Embora tenha surgido na rede em 2009, o Trololo só explodiu realmente nos primeiros meses de 2010. Afinal, como resistir a uma letra tão profunda e um cantor com tanto charme e carisma?

Tudo bem,há alguns problemas de sincronia com o playback, e o visual adotado está totalmente desatualizado. Mas o Trololo é tão bom que até mesmo o ganhador do Oscar de melhor ator coadjuvante, Christoph Waltz, decidiu prestar homenagem ao vídeo. Agora, resta ver se minha campanha para substituir o hino nacional brasileiro pela música tem algum efeito.

O que aconteceu, Keanu? =(

Fama mundial, dinheiro, mulheres bonitas e interessantes. Nada disso parece importar. Keanu Reeves está triste, e não tem vergonha de esconder isso. Tanto que se deixou fotografar por um paparazzo em um momento de reflexão silenciosa, provavelmente pensando se a colher realmente existe ou é só uma ilusão.

Para animar o ator, os fãs trabalharam sem descanso. Os mais diferentes métodos foram usados, envolvendo deixá-lo em meio a uma multidão alegre ou trocando seu sanduíche sem graça por algum alimento mais saboroso. Porém, nada parece trazer de volta a alegria ao ator. Pobre Keanu.

Um segundo para "twittar", um segundo para salvar uma vida

10 de junho, início da Copa do Mundo. O Brasil inteiro ligado em frente à televisão, todos com um só pensamento. O país todo unido por um desejo, por uma vontade exprimida através de uma frase: “CALA BOCA GALVÃO”. O Twitter não ficou de fora da manifestação contra o querido (e ao mesmo tempo odiado) narrador da Rede Globo.

O que começou como algo que já faz parte de uma tradição para os fãs do futebol no Brasil invadiu todo o mundo. O resultado foi o topo dos Trending Topics (tópicos mais mencionados) mundiais, gerando dúvida nos estrangeiros, que não entendiam a expressão incomum.

Em uma das maiores ações perpetuadas por trolls na história da internet, os brasileiros não perderam tempo e logo trataram de enganar os gringos. Uma rápida edição de vídeos, narração com tom profissional e uma causa supostamente nobre foram suficiente para que muitos acreditassem que Galvão era uma espécie de pássaro em extinção.

Para salvá-los, uma doação era feita para uma fundação de proteção da espécie toda vez que a frase “CALA BOCA GALVÃO” era transmitida. A campanha, extremamente popular, saiu até no respeitado The New York Times. Pena que não deu para ver a cara de desapontamento dos estrangeiros quando descobriram que tudo não passava de uma grande brincadeira.

Delas não sentiremos falta

Ainda no assunto Copa do Mundo, era impossível assistir as transmissões dos jogos sem que um zunido ensurdecedor acompanhasse cada lance. Muitos chegaram a se perguntar se os televisores não estavam quebrados – aquele barulho simplesmente não podia ser algo do bem. As responsáveis eram as vuvuzelas, uma espécie de corneta popular na África do Sul que é tradição em praticamente qualquer evento esportivo.

Caso o instrumento ficasse restrito aos jogos, abaixar o volume ou apertar o botão “Mudo” até resolveria. O problema é que as vuvuzelas se transformaram em um super meme, invadindo qualquer canto. A única solução era entrar na brincadeira e se deixar levar pelas inúmeras montagens relacionadas ao som irritante provocado por elas.

Para quem deseja reviver o auge desse fenômeno – por que alguém gostaria de fazer isso, sinceramente não sei –, o Baixaki conta com uma série de aplicativos relacionados ao tema. Com eles, você pode adicionar o som melodioso das vuvuzelas a qualquer página da internet ou ir até as profundezas do inferno e matar alguns monstros em uma versão descontraída do jogo Doom.

Gata, você não passa mal por mim, mas a uva passa, sua linda!

Você está na balada e vê aquela gata irresistível olhando para você. O problema é que, por ser muito inseguro, não sabe como se aproximar. Ainda bem que existe o famoso Pedreiro Online, um poderoso guia de conquista que vai lhe ensinar tudo que precisa saber sobre a arte da conquista. Bom, se ela não cair no seu papo, ao menos você consegue provocar algumas risadas e iniciar uma conversa.

Fonte da imagem: perfil @pedreiro_online no Twitter

O perfil do Twiter ficou tão famoso que mereceu um Erro 404 totalmente exclusivo. Também pudera, não há como ignorar clássicos como “vem fazer uma sessão da tarde comigo que eu te mostro como vale à pena ver de novo, sua linda!” ou “você que é uma coisa tão boa que a Top Therm é que deveria falar de você, sua linda!”. Imperdível para quem quer se aprimorar na arte da conquista.

Serra comedor

“Como ele, como a mãe dele que eu conheci também, como a Vânia”. O apetite do candidato à presidência José Serra não tem limites, e ele pode até mesmo querer comer você. Ao menos, é claro, se levar a sério o vídeo que surgiu durante o período eleitoral em que uma parte do discurso do candidato foi editado.

Embora não tenha sido decisivo para o resultado das eleições, o vídeo caiu na boca do povo, que logo apelidou o candidato de “Serra comedor”. De toda a lista, é o meme que mais periga cair no esquecimento, já que dificilmente alguém se lembra de algo do tipo fora de ano eleitoral.

Eu tenho quatro enseadas com 30 peixes cada!

Ah, os jogos de redes sociais. Nada mais divertido do que gastar alguns minutos por dia cuidando de sua fazenda, visitando amigos e trocando gentilezas com outros usuários. A não ser que você leve tudo muito a sério e passe o dia inteiro na frente do computador se dedicando a vários jogos como se fosse uma espécie de trabalho.

Vídeos indignados da agora famosa Tulla Luana mostram uma pessoa que não vai ficar calada frente ao que considera um mau serviço das desenvolvedoras. O vídeo, bastante engraçado, virou mania em poucos meses, e basta entrar no canal da usuária para conferir outras produções igualmente divertidas.

Mais do que divertir, os vídeos serviram para reabrir o debate sobre os direitos dos consumidores em jogos online. Porém, simplesmente não dá para levar a sério a maneira exaltada como a usuária se manifestou a respeito do tema.

Bonus Round: morre diabo

“Eu gosto da câmera, o microfone para mim é tudo”. Se todos os programas policiais da televisão brasileira tivessem personagens assim, o Brasil dominaria o ranking da produção mundial de memes. Indignado com um repórter, o acusado pelo assassinato da própria mãe não se contém em lançar xingamentos para a câmera.

Fonte da imagem: reprodução de vídeo/YouTube

Caso só tivessem presentes as ofensas, o vídeo não seria nada demais. Porém, o olhar vidrado do entrevistado e a forma como ele fala tornam o que deveria ser uma entrevista séria em algo muito divertido. Uma procura rápida no YouTube revela vários remixes com algumas das frases mais famosas – entre elas, a inigualável “ah, morre diabo”. Clique aqui para acessar por sua conta e risco.

.....

E você, o que acha dos memes reunidos aqui? Sentiu falta de algum? Não deixe de registrar sua opinião em nossa seção de comentários. E lembre-se de que o Erro 404 tem como objetivo apresentar situações bizarras ou engraçadas do mundo da tecnologia. Portanto, não leve tão a sério o que está escrito acima.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.