Recentemente, o governo dos Estados Unidos tem sido criticado por trabalhar com a espionagem de comunicação entre indivíduos e governos de outros países através da internet. Para que esse tipo de atividade fosse possível, o Departamento de Defesa norte-americano acionou a Agência de Segurança Nacional (também conhecida pela sigla NSA, em inglês).

Pensando nisso e com o objetivo de fazer uma espécie de crítica bem-humorada e explicativa ao ato de espionagem do governo dos EUA, uma animação baseada na introdução da Pixar para os seus filmes foi desenvolvida — e, aparentemente, ela surgiu em primeiro lugar no site Reddit, sendo que a autoria pode ser atribuída aos usuários “joystick354” e “Sqorck”.

Mensagem sutil e inteligente

Como você pode conferir no vídeo acima, a produção é bem curta. Nela, há uma câmera de segurança — ela substitui a clássica lâmpada de mesa da Pixar — que vai andando em direção à sigla em inglês de Estados Unidos (USA). Em seguida, ela pula sobre a letra a “U” até ficar em seu lugar, formando um “N” e resultando na abreviação NSA.

No finalzinho da animação, a câmera de segurança olha para a tela e começa a escanear todo o seu campo de visão. Além disso, abaixo, você pode conferir outra versão, em que o aparelho apenas filma o que está na frente dele. Dessa maneira, a produção tem o objetivo de alertar que a NSA é o instrumento que os EUA utilizam para ficar de olho em todo o mundo — coisa que muita gente já suspeitava, não é?

Cupons de desconto TecMundo: