Brasil aplica mais impostos sobre consoles do que sobre armas
Xbox One e PS4 chegarão ao país custando bem mais caro por conta das taxas aplicadas.
Imagem de Brasil aplica mais impostos sobre consoles do que sobre armas no site TecMundo
(Fonte da imagem: Reprodução/Ponto Frio)
Todos nós já sabemos que os impostos no Brasil são abusivos, ainda mais quando se trata de jogos e afins — a pré-venda do Xbox One deixou isso bem claro. Agora, conforme notícia do site Olhar Digital, está confirmado que 72,18% do valor dos consoles se deve à aplicação de diferentes contribuições, programas e taxas.
O mais curioso é que os video games só perdem nesse quesito para bebidas alcóolicas, cigarro e casacos de pele. Esses aparelhos eletrônicos chegam a ter impostos mais altos do que aqueles que são aplicados sobre armas de fogo. No caso de um revólver, 71,58 % são referentes a impostos.
Segundo o Olhar Digital, em games nacionais, o governo embute ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e Pis (Programa de Integração Social). No caso de consoles importados, o governo ainda aplica o IPI.
Os preços dos games sobem ainda mais quando as lojas aplicam seus respectivos lucros. Em muitas situações, fabricantes e distribuidores também aplicam algum valor adicional. De qualquer forma, considerando o valor dos impostos, dá pra se ter uma ideia de por que o Brasil é o campeão de preços altos.
Via Baixaki Jogos