Muitas vezes, é difícil para diretores de cinema ou produtores de games modernos criar algo que tenha o impacto e o padrão de qualidade altíssimo dos clássicos de cada gênero. Filmes que marcaram época e ficaram para sempre na história do cinema ou jogos que revolucionaram seu gênero são vistos posteriormente como um padrão mínimo de qualidade no desenvolvimento de novos títulos.

Satisfazer estes requerimentos ou superá-los é uma tarefa difícil e, muitas vezes, um produtor pode acabar descobrindo que é mais vantajoso trabalhar diretamente em cima deste padrão de qualidade, melhorando aspectos específicos, atualizando alguns detalhes, enquanto outros são mantidos. Este processo de “reciclagem” de idéias, apenas adaptadas para uma nova época ou audiência é o que se chama de remake.

O grau de aceitação de um remake é variável, e depende muito da maneira com que o material antigo é reutilizado. No caso de filmes, remakes são raramente bem vistos, pois na maioria das vezes são traduções cruas de obras que envolviam uma sensibilidade profunda sobre aspectos culturais da audiência à qual eram destinados. Uma vez retrabalhados, perdem uma boa parte do seu apelo inicial e acabam decepcionando.

Por outro lado, games são produtos que dependem muito menos de aspectos culturais para terem sucesso. Outro aspecto relevante é a relação direta entre o apelo de um jogo e sua qualidade técnica: por mais que um clássico tenha sido reconhecido ao longo do tempo como uma obra-prima de seu gênero, anos de inovações tecnológicas na área tornam os seus aspectos técnicos, como a qualidade visual e sonora, obsoletos.

Um remake recente: Bionic Commando Rearmed.

O fato da passagem de tempo ter esse efeito em jogos torna remakes muito mais interessantes no mundo dos games do que na indústria do cinema. Adaptar um filme oriental para uma audiência ocidental, ou vice-versa, pode não dar certo, mas se um desenvolvedor de jogos segue um caminho cuidadoso e mantém o estilo do material original, apenas atualizando seus aspectos técnicos, o resultado pode ser excelente, até mesmo renovando o apelo do título antigo.

Remakes são um assunto polêmico e os fãs do material original tendem a se polarizar: uns defendem a nova versão de seu jogo ou filme favorito, enquanto outros se sentem ofendidos por tentativas supostamente pretensiosas de reaproveitar a qualidade de uma grande produção. Mas, no fim das contas, o que realmente importa é a sensibilidade com que o processo é feito, e como as melhores características de uma boa obra são aproveitadas.

Cupons de desconto TecMundo: