Conheça os 15 video games mais vendidos da História [vídeo]

8 min de leitura
Imagem de: Conheça os 15 video games mais vendidos da História [vídeo]

Considerados a décima arte, os video games são tão populares quanto computadores e outros produtos de uso rotineiro. Esses eletrônicos agradam de inúmeras maneiras ao propiciarem diferentes formas de entretenimento às pessoas.

Entretanto, se engana quem pensa que a indústria está numa fase monstruosa de lucratividade. A história mostra que PlayStation 4, Xbox One e Wii U ainda estão longe dos números alcançados pelos video games mais vendidos de todos os tempos.

Faça suas apostas e, sem colar, tente descobrir qual modelo vendeu mais. Depois de ter anotado uma ordem, acompanhe o texto (ou o vídeo acima) para conferir quais aparelhos marcaram época!

15. Atari 2600 – 30 milhões

A história dos video games começou um pouco antes do Atari, mas os números deixam bem claro que o Atari 2600 foi o primeiro video game popular. Ele foi o responsável por levar a indústria a um novo patamar, com grandes investimentos no desenvolvimento de jogos.

Os brasileiros ajudaram muito no sucesso do produto. Vai dizer que você ou alguém da sua família não teve um Atari? É claro que o aparelho não foi um estrondo de vendas do começo ao fim, até porque ele passou por um período sombrio, mas ainda conseguiu o 15º lugar no ranking, vendendo 30 milhões de unidades no mundo todo.

Haja River Raid, Enduro, Pitfall, Space Invaders, ET e Pac-Man para tanto aparelho!

14. Nintendo 64 – 32,93 milhões

O Nintendo 64 foi um dos consoles mais queridos de muitos jogadores, já que trouxe o Mario para o mundo 3D. O produto também marcou época com versões inovadoras de Donkey Kong,  Pokémon, Zelda, 007, e por aí vai.

Graças à força da Nintendo, o console conseguiu quase 33 milhões de unidades vendidas. Talvez, ele só não tenha ido além dessa marca por conta da tecnologia de cartuchos e dos tantos acessórios que acabavam complicando as coisas. Saudades, N64!

13. Mega Drive – 40 milhões

O Sega Genesis, que ficou conhecido no Brasil como Mega Drive, foi a porta de entrada para muitas crianças lá no começo da década de 1990. E se engana quem pensa que ele vendeu pouca coisa, já que os números mostram que ele quase alcançou o seu concorrente direto.

O aparelho que mostrou o Sonic ao mundo marca a 13ª posição do ranking por vender 40 milhões de consoles. Obviamente, esse número considera as várias versões e revisões do produto, mas ainda é um feito interessante, já que é o único console da SEGA no top 15.

12. Super Nintendo – 49,10 milhões

O Nintendo 64 pode ter vendido bem, mas ele nem se compara com o seu antecessor, que marcou toda uma geração com clássicos como Super Mario World, Donkey Kong Country, Super Street Fighter II, Star Fox, Killer Instinct e outras grandes séries que dão saudades até hoje.

Na verdade, o aparelho surgiu depois do sucesso da SEGA, quando a Nintendo resolveu dar um passo a frente com o Mario (que já vinha arrasando no NES). Moral da história: o Super Nintendo (ou simplesmente SNES) fica na 12ª posição com pouco mais de 49 milhões de produtos vendidos.

11. Nintendo 3DS – 53,07 milhões

Perto de anciões como Atari e NES, o Nintendo 3DS ainda é um garotinho neste ranking, mas ele é um dos portáteis de maior sucesso. O aparelho que garante mais uma vitória para a Nintendo empolgou toda uma multidão com o suporte para jogos 3D estereoscópico.

De acordo com os dados de julho de 2015, somando todas as versões do portátil, o 3DS marcava um pouquinho mais do que 53 milhões de unidades comercializadas. O número continua crescendo (até porque temos uma versão ainda mais nova), então pode ser que ele consiga subir no ranking.

10. NES – 61,91 milhões

Antes do surgimento do Super Nintendo, a Big N já dominava o mercado com seu aparelho genial que recebia o nome de NES, acrônimo para Nintendo Entertainment System. O console que ficou conhecido com os primeiros jogos de grandes franquias — como Zelda, Mario e Donkey Kong — ainda é um xodó para muitos nostálgicos.

Pois bem, entrando no top 10, temos a Nintendo comemorando com o sucesso do NES, que aqui ficou conhecido só como Nintendinho. Ele foi lançado em 1983 e, de lá pra cá, marcou o ranking com quase 62 milhões de aparelhos vendidos ao redor do globo.

9. Game Boy Advance – 81,51 milhões

É claro que a Nintendo não poderia parar nesta lista com o NES, afinal, ainda tem muitos aparelhos da empresa que fizeram a alegria de outras tantas gerações. Para quem não está ligado, o Game Boy Advance foi um dos sucessores na linhagem do Game Boy.

O aparelho com tela colorida e gráficos melhorados (para época, era o máximo da tecnologia) consegue o nono lugar neste ranking, com números expressivos. Ao todo, foram 81 milhões de unidades. Ele foi um dos portáteis de maior sucesso de todos os tempos e merece respeito!

8. PSP – 82 milhões

Depois de tantos produtos da Nintendo, finalmente a Sony aparece no ranking. Ela consegue a oitava posição graças ao PlayStation Portable, que todo mundo conhece apenas como PSP. O portátil fez muito sucesso ao levar vários personagens famosos do PlayStation para o bolso da galera.

Este pequeno notável teve várias versões e, somando todas elas, temos um total de 82 milhões de PSP vendidos no mundo todo! Uma pena que o sucessor, o PlayStation Vita, não teve a mesma sorte e tem decepcionado cada vez mais.

7. PlayStation 3 – 83,8 milhões

Atualmente, rola uma briguinha ferrenha entre sonystas e caixistas para saber qual video game era o melhor. Bom, infelizmente, nós temos que comunicar que, considerando a questão de aparelhos vendidos, o PS3 ficou um pouquinho para trás — mas foi muito pouquinho mesmo!

Apesar de perder em vendas, o PlayStation 3 foi vitorioso ao levar alegria para tanta gente com jogos como God of War, Uncharted, LittleBigPlanet e outros tantos que todo mundo ama. Com uma série de exclusivos de peso, o PS3 vendeu 83,8 milhões de unidades. Detalhe: ele continua vendendo, então as coisas ainda podem mudar.

6. Xbox 360 – 84 milhões

Bom, o Xbox 360 é o único aparelho da Microsoft neste ranking, mas ele mandou muito bem em vendas e em diversão. Certamente, muita gente teve bons momentos com jogos como Gears of War, Halo e Motorsport. E quem não teve essa oportunidade provavelmente ficou na vontade.

Evoluindo muito desde o Xbox, o aparelho da Microsoft marca pontos na sexta posição com 84 milhões de aparelhos vendidos. Assim como o PlayStation 3, o Xbox 360 também é um produto que continua vendendo no mundo todo, então ele pode marcar mais pontos.

5. Wii – 101,56 milhões

A Microsoft e a Sony podem ter tentado, mas, considerando os consoles de sétima geração, quem conseguiu a vaga no top 5 foi a Nintendo, com um dos consoles mais inovadores de todos os tempos: o Wii.

O Mario mostrou sua força novamente e levou o console revolucionário a passar de 101 milhões de aparelhos vendidos! É controle de movimento e jogos de Mario que não acabam mais!

4. PlayStation – 102,49 milhões

O PlayStation é o quarto colocado do ranking, graças aos jogos clássicos como Gran Turismo, Tomb Raider e Final Fantasy. O aparelho da Sony surpreendeu com a chegada dos jogos em discos, tecnologias como o Memory Card e outras novidades bacanas (gente, dava pra tocar CD de música no video game!).

De acordo com o relatório da Sony, o aparelho que destronou a Nintendo vendeu mais de 102 milhões unidades. É como se metade do Brasil tivesse um PlayStation em casa. Aliás, certamente, os brasileiros devem ter ajudado muito nesse número. Vai dizer que você não teve um PSOne?

3. Game Boy – 118,69 milhões

A década de 1990 foi marcada com um console de bolso que levou o mundo a se apaixonar por jogos como Pokémon, Zelda, Tetris e vários games do Mario. O aparelho era febre nas escolas e levou toda uma geração a amar os monstrinhos de bolso (o que deve ter ajudado demais nas vendas dos demais portáteis da Nintendo).

Não é por acaso que o Game Boy fica com a terceira posição do pódio, com um total de 118 milhões de unidades vendidas.

2. Nintendo DS – 154,01 milhões

E olha só que surpresa, em segundo lugar, temos ela, a magnânima, a super power, a brilhante Nintendo marcando presença mais uma vez — conta aí, que foram cinco aparelhos no top 10!

Bom, a Big N aparece novamente na lista com o Nintendo DS — vai dizer que você tinha colocado ele em segundo no ranking? Pois é, o sucessor do Game Boy Advance, que marcou época ao trazer duas telas, vendeu mais de 154 milhões de unidades e abriu caminho para o modelo com tela 3D.

1. PlayStation 2 – mais de 155 milhões

Fechando com chave de ouro, em primeiríssimo lugar, e passando por pouco o DS, a Sony consegue o topo da parada com o PlayStation 2. Quem diria que essa galerinha adorava tanto a Sony? Parece que há uma legião de sonystas no mundo mesmo.

Pois bem, o PS2 popularizou séries como Metal Gear, Silent Hill, Resident Evil e outras. Ele foi — e ainda é — um dos queridinhos dos brasileiros. Com 155 milhões de aparelhos comercializados, a medalha de ouro vai para o adorado PlayStation 2. Parabéns para a Sony por este brilhante console!

Passando a régua

Bom, já vimos quem conseguiu cada posição no ranking, mas e como fica o geral?

Levando em conta o nosso ranking dos 15 mais vendidos, a Nintendo mantém a primeira posição, com um total de 652 milhões de video games vendidos! A Sony fica em segundo lugar, com 423 milhões de PlayStations comercializados. Já a Microsoft consegue a medalha de bronze, pois só marcou presença com o Xbox 360, ou seja, tem 84 milhões de consoles entregues aos jogadores.

Só por curiosidade, até a data deste vídeo, o PS4 vendeu 25 milhões, o Xbox One vendeu mais de 10 milhões e o Wii U também está acima dos 10 milhões de unidades. Vamos ver se os video games de oitava geração conseguem alcançar o sucesso de seus antecessores.

Fala sério, depois de falar de tantos video games maravilhosos, na certa você ficou com aquela saudade dos jogos clássicos que marcaram sua infância, né? Nós também ficamos, por isso vamos ter que tirar a poeira dos consoles e fazer uma maratona pra relembrar os bons tempos. Agora, conta pra gente, quais desses video games você comprou?

Qual é o seu video game favorito de todos os tempos? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.