Analista prevê futuro sem consoles e PS4 vendendo 130 milhões de unidades

1 min de leitura
Imagem de: Analista prevê futuro sem consoles e PS4 vendendo 130 milhões de unidades
Imagem: Sony

"A base instalada de consoles está tão grande agora quanto será para sempre. Essa geração não será maior que a última. Nós ficaremos na mesma". Com essas palavras em uma conferência da DICE Europe, o analista Michael Pachter pode ter causado uma dor de cabeça na indústria e no consumidor. Afinal, será que é isso mesmo? Atingimos o ápice na área?

O analista afirma que esse é o último ciclo real de consoles, o que não significa que as empresas vão desaparecer logo depois. O palpite é de que a próxima geração envolva o conceito de que um console em si (e nem mesmo a nuvem) não é mais necessário para rodar um game: só precisamos de CPU, GPU, um controle, armazenamento e uma tela.

Aparelhos como um smartphone ou uma Apple TV, por exemplo, podem ser os "consoles" do futuro. Esses hardwares, inicialmente não voltados só para games, se tornaram tão potentes e sofisticados que já são capazes de segurar jogos bem pesados e complexos. Isso é benéfico até para as desenvolvedoras, já que um futuro sem "travas" de console faria os títulos venderem muito mais.

E a geração atual?

Segundo Pachter, com o PS4 vencendo por "pouco", esses serão os números finais de consoles vendidos por unidade no fim da geração:

  • Wii U: 20 milhões
  • PlayStation 4: 120 milhões ou 130 milhões
  • Xbox One: 100 milhões ou 110 milhões

O ciclo, somado ficaria cerca de 10 milhões de unidades de console atrás da geração anterior — mas isso não significa que são números ruins.

Porém, o tal futuro sem console é muito mais brilhante. "Quantas pessoas jogariam GTA se não precisassem de um console? 100 milhões. São números malucos. Isso faz muito sentido. Vai acontecer", afirma.

Via Baixaki Jogos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.