Você ainda pensa que nenhum computador é capaz de fazer desenhos animados como aqueles desenhados à mão? Saiba que não é de hoje que games, filmes e desenhos animados contam com um efeito que traz à computação gráfica mais perto das pranchetas dos desenhos animados. Conheça aqui um pouco mais sobre o Cell Shading.

O Desenho de Computador

O Cell Shading segue o caminho oposto à maioria dos demais efeitos, ao invés de buscar mais realismo e detalhes de luz mais precisos, o que ele faz é basicamente fazer com que a imagem se assemelhe mais com a de um desenho animado. Isto é obtido simplificando detalhes, reforçando os contornos e diminuindo a complexidade da luz, fazendo com que a imagem se torne chapada. O resultado é bastante interessante e transforma uma perspectiva tridimensional em um aparente desenho à mão em 2D.

Comparação do efeito.Games Desenhados

No mundo dos games ele é muito usado, principalmente nas adaptações para os consoles de desenhos animados, história em quadrinhos e animes. Quase todos os jogos mais recentes das séries Dragon Ball e Naruto utilizam este efeito e são ótimos exemplos do que ele é capaz. No lugar da limitação dos movimentos e cenas costuradas de um jogo em duas dimensões, utilizar o Cell Shading permite que o jogo siga fluído com todas as vantagens de uma ambientação tridimensional.

Muitas animações também empregam o efeito para cenas difíceis como é o caso do filme dos Simpsons. A série Futurama também optou por abrir mão do desenho à mão em todas as cenas em que aparecem naves se movimentando. O resultado tem as mesmas vantagens que nos games: muito mais fluidez em cenas consideradas muito trabalhosas para serem feitas através do método tradicional.

Naruto, uma série que abusa do efeito.

Cupons de desconto TecMundo: